Governança e Gestão Institucional

Relação entre governança e gestão
Relação entre Governança e Gestão

Governança dentro do setor público compreende principalmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse e/ou necessidade da sociedade. 

Enquanto a gestão é inerente e integrada aos processos organizacionais (planejamento, execução, controle, ação), portanto responsável pelo manejo dos recursos e poderes colocados à disposição de órgãos e entidades para a consecução de seus objetivos, a governança provê direcionamento, monitora, supervisiona e avalia a atuação da gestão.

Governança

Regimento, regulamento e código de ética

Sistema de Governança Corporativa

Cadeia de Valor

Levantamento de Governança e Gestão Pública do TCU

Governança e Gestão de TIC

Governança de Aquisições e Contratações

Governança e Gestão de Pessoas

Comissões e comitês

Gestão de Riscos

Sistema de Gestão da Qualidade

Auditoria Interna

Prestação de Contas ao TCU

Segurança da Informação

Gestão da Estratégia