Secretaria de Auditoria Interna (SAUD)

A Secretaria de Auditoria Interna (SAUD) integra o Sistema Orgânico de Controles Internos, previsto na Constituição Federal, artigo 70. Sua composição, atribuições e funcionamento encontram-se fixadas nos seguintes normativos: a) Resoluções CNJ ns. 308 (Sistematiza as Atividades de Auditoria Interna do Poder Judiciário) e 309/2020 (Diretrizes Técnicas das Atividades de Auditoria Interna); b) Resolução TRE-GO n. 275/2017 alterada pela Resolução TRE-GO n. 349/2021 (Regulamento da Secretaria do TRE-GO); c) Portaria n.  177/2018-PRES (Manual de Procedimentos de Auditoria); d) Resolução TRE-GO n. 331/2020 (Estatuto de Auditoria Interna) e, e) Resolução TRE-GO n. 332/2020 (Código de Ética da Unidade de Auditoria Interna). Em 2018, deixou de ser uma seção) da extinta Coordenadoria de Controle Interno e passou a ter autonomia e independência funcional, identificando-se como CAUD - Coordenadoria de Auditoria Interna.

Atualmente alçada ao status de Secretaria, em 1º de maio de 2021, com o advento da Resolução TRE-GO n. 349/2021, em cumprimento à Resolução n. 308, do Conselho Nacional de Justiça, a SAUD – Secretaria de Auditoria Interna, reportar-se-á, funcionalmente, ao órgão colegiado competente do Tribunal, mediante apresentação de relatório anual das atividades e, administrativamente, à(o) Presidente do Tribunal. A Secretaria de Auditoria Interna é demandada a auxiliar a gestão nas mais variadas áreas dos “ciclos de negócio”, seja ele finalístico, de apoio ou de governança, como consultoria.

Em sua estrutura organizacional, é importante instrumento da gestão para o alcance dos objetivos estratégicos e realização da missão institucional da organização e busca proporcionar melhoria dos processos, nos aspectos eficácia, efetividade e economicidade.

Além dos trabalhos mencionados, previstos em linhas gerais no Plano de Auditoria de Longo Prazo (PALP) e no Plano Anual de Auditoria (PAA), a SAUD tem participado com o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral, das denominadas auditorias coordenadas e integradas, respectivamente, sendo esse esforço conjunto um exemplo de excelentes resultados na melhoria dos processos na entrega das tarefas de trabalho.

Acrescente-se, ainda, que a SAUD é responsável pela análise das contas dos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral emitindo, ao final de cada ano, certificado sobre sua conformidade formal e legal. Assim, além de buscar contribuir para a melhoria da performance e dos processos, a SAUD não descura, também, do importante papel de verificar sua conformidade com o modelo legal, tendo em vista que as tarefas/processos das organizações públicas, a exemplo do TRE-GO, são altamente regulamentadas.

Outras informações:

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.