TRE-GO conquista Selo Judiciário Inovador 2025 do CNJ com o Sistema Nativa IA
Integração de tecnologia avançada promete otimizar o trabalho da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi agraciado, nessa quarta-feira (24), com o Selo Judiciário Inovador 2025, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento foi obtido pelo desenvolvimento do Sistema Nativa IA, iniciativa construída em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O projeto se consolidou como referência nacional em inovação, governança e transformação digital no Judiciário brasileiro. Com base em inteligência artificial, o Nativa IA promove a otimização da gestão da informação, amplia a eficiência institucional e fortalece práticas de integridade, transparência e sustentabilidade.
Para o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, a premiação simboliza o protagonismo da Justiça Eleitoral goiana: “O Selo Judiciário Inovador projeta o TRE-GO e nossos parceiros como referência em inovação tecnológica e governança pública. É um marco que valoriza nossa gestão e reafirma o compromisso de entregar uma Justiça cada vez mais moderna, eficiente e próxima da sociedade.”
Já reconhecido em eventos técnicos de auditoria, o Sistema Nativa IA se consolida agora como modelo replicável para todo o Judiciário nacional, demonstrando a relevância das parcerias institucionais e acadêmicas na criação de soluções transformadoras.
Secom