Presidente do TRE-GO é eleito para a Academia Goiana de Letras

Magistrado ocupará a cadeira de número 11

Presidente do TRE-GO Luiz Cláudio Veiga Braga

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, foi eleito, nesta quinta-feira (25), membro da Academia Goiana de Letras (AGL). O magistrado ocupará a cadeira de número 11, anteriormente destinada ao escritor Gilberto Mendonça Teles, e que tem como patrono o escritor Rodolfo da Silva Marques.

“A minha eleição para a AGL deixa o meu coração prenhe de alegria. Realização de um sonho. A conquista não se dá pela escolha métrica ou peso da minha modesta obra, mas por uma crença. A crença de que posso colaborar com a Academia Goiana de Letras, na participação de obras literárias dos imortais e na promoção de eventos culturais”, declarou o novo integrante da Academia.

A Academia Goiana de Letras é uma das instituições culturais mais tradicionais do estado, reunindo escritores, juristas, pesquisadores e intelectuais que se dedicam à preservação, valorização e difusão da literatura e da cultura goiana.

A solenidade de posse ainda será marcada pela instituição.

Histórico

Instalada em 29 de abril de 1939 sob a presidência do interventor Pedro Ludovico Teixeira, a Academia Goiana de Letras é a entidade literária representativa do estado de Goiás, tendo sua sede em Goiânia. Atualmente, é presidida por Aidenor Aires Pereira.

Em 1904, na cidade de Goiás, foi fundada a primeira Academia Goiana, idealizada por Eurídice Natal e Silva. Essa instituição precursora durou até 1909.

Sua primeira reunião preparatória ocorreu em 28 de março de 1939, objetivando deliberar sobre sua definitiva instalação, contando com a presença de seu idealizador, Colemar Natal e Silva – filho da idealizadora da academia primitiva.

 

Secom

 

 

Acesso rápido