TRE-GO leva serviços eleitorais à Associação de Surdos de Goiânia
Iniciativa promove a inclusão da comunidade surda no processo eleitoral

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, nesta sexta-feira (26), uma ação de inclusão na Associação de Surdos de Goiânia. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos de Goiânia e teve como objetivo ampliar o acesso da comunidade surda aos serviços da Justiça Eleitoral.
Para garantir a comunicação e a efetividade do atendimento, o posto itinerante do TRE-GO contou com intérpretes de Libras. Durante a ação, foram registrados 17 Registros de Atendimento ao Eleitor (RAEs), que englobaram alistamentos, transferências e revisões. Também foram realizados cerca de 10 atendimentos diversos, como impressão de títulos e prestação de informações.
O diretor-geral em substituição, Humberto Vilani, o secretário de Tecnologia da Informação, Frank Wendell, o chefe da Diretoria do Fórum de Goiânia, Adenauer Naves e o servidor da Assessoria de Atendimento, Sustentabilidade e Suporte às Zonas (ATEND), Alisson Barboza Azevedo, acompanharam os trabalhos.
Segundo o assessor da ATEND, Weslley Francisco Machado de Napoli, a ação reafirma o compromisso do Tribunal com a acessibilidade. Ele lembrou ainda que a Corte já disponibiliza interpretação em Libras durante as sessões de julgamento, assegurando inclusão processual para a comunidade surda.
A iniciativa marca o primeiro passo do Projeto Eleições Inclusivas 2026, que pretende ampliar as medidas de acessibilidade e garantir maior participação de pessoas com deficiência no processo eleitoral.
Secom