TRE-GO promove eleições para o Projeto Jovens Vereadores
Iniciativa estimula a participação cívica da juventude

Na última sexta-feira (5), estudantes do ensino fundamental e médio do Centro de Ensino em Tempo Integral Professor César Augusto Ceva, em Ipameri, participaram de votação interna para eleger representantes que atuarão como jovens vereadores na Câmara Municipal. A ação obteve apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que levou urnas eletrônicas do Tribunal para a instituição e guiou as etapas do processo eleitoral.
Ao total, participaram 235 eleitores, entre alunos, funcionários e professores da escola. Os cinco estudantes eleitos atuarão com a orientação de um parlamentar. A diplomação acontecerá nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Ipameri. A iniciativa é uma parceria entre a escola e o projeto “Eleitores do Futuro”, da EJE, que busca estimular a participação social, a valorização do voto e o fortalecimento dos valores democráticos.
A estudante Maria Clara, eleita no processo interno, expressou sua felicidade e gratidão pela vitória e enxerga no projeto uma chance de seguir carreira no âmbito legislativo. “Estou muito feliz e muito grata a todo mundo que votou em mim, a quem acreditou, e farei de tudo para poder levar todos os meus projetos para a Câmara”, afirmou.
De acordo com a idealizadora e professora da instituição, Viviane Paiva, os estudantes eleitos estarão “representando não só a escola, mas a comunidade em discussões com nossos vereadores”. A proposta se tornou política pública de formação cidadã e tem como objetivo oportunizar o debate de ideias e soluções, compreender o funcionamento do poder legislativo e servir como modelo inspirador para outros municípios.
Participaram da ação o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O assistente de Planejamento e Apoio à Gestão da Escola Judiciária Eleitoral, Thales Perrone, considera a proposta um “casamento perfeito entre os Três Poderes”.
Secom