Cidade de Goiás sedia encerramento da III Semana da Memória

Solenidade marca o lançamento de livro sobre o início da Justiça Eleitoral no estado

último dia da semana da memória

O encerramento da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano aconteceu na manhã de hoje (17), no Centro de Memória e Cultura Desembargador Maximiano da Mata Teixeira na cidade de Goiás, com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

 

IMG_9455

 

O desembargador Itaney Campos, integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO e ex-presidente do TRE-GO, abriu a solenidade discursando sobre a valorização do patrimônio imaterial. Ao rememorar o jurista que nomeia o centro de memória do Poder Judiciário na antiga capital do estado, Campos celebrou a união entre as instituições na missão de preservação da memória institucional. “(...) que haja por parte dessas instituições do Poder judiciário o cultivo, a valorização, a preservação da memória institucional, que na verdade é um mecanismo de promoção da cidadania, e nessa perspectiva, a instalação, a valorização dos locais de memória também se integram nesse mesmo movimento no sentido de que a sociedade conheça, reconheça o seu passado e construa o seu futuro sob essa perspectiva”, afirmou o desembargador.

 

IMG_9474

 

 “A cidade de Goiás, com seu rico patrimônio histórico, nos lembra diariamente da importância de manter viva a nossa história. As pedras de suas ruas e os muros de suas casas contam histórias que moldaram a identidade de nossa sociedade (...) neste lugar, onde a história ecoa em cada canto, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da memória do Poder Judiciário”, proferiu o presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça
Eleitoral goiana, o juiz-ouvidor Márcio Moraes Júnior.

Ao exaltar a obra “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás”, lançada na solenidade, como símbolo material da preservação da memória institucional, o jurista reforçou a parceria dos tribunais, a fim de garantir “que as lições do passado iluminem nosso caminho rumo a um futuro de justiça e equidade para todos”.

O representante do Regional Trabalhista, desembargador Elvécio Moura, e o integrante da Comissão Permanente da Memória e Cultura do Tribunal de Justiça, professor Nars Chaul, também se pronunciaram quanto à importância da conservação da memória.

Produções

A terceira edição da Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano foi concluída com a apresentação de produções historiográficas dos três tribunais. A Justiça Eleitoral contribuiu com o lançamento do livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás”, feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

IMG_9589

 

Apresentado pelos organizadores da obra, o cientista social e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paolo Ricci, e a cientista social Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a obra discorre sobre o desenvolvimento da Justiça Eleitoral entre os anos de 1932 e 1937. “De certa forma, o desafio dessa obra é que se inicia com uma inspiração de um projeto que a gente começava a desenvolver pelo Tribunal Superior Eleitoral, de resgatar a história da primeira fase do Tribunal Superior Eleitoral. O desafio foi trazer uma reflexão pra organização do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, pensando inclusive na reflexão com o que acontecia na Justiça Eleitoral em âmbito nacional”, pontuou a professora quanto ao processo de produção e seus desafios.

A edição física compõe o acervo da Biblioteca Valdo Teixeira, na sede do TRE-GO, e de bibliotecas institucionais e públicas do Estado de Goiás. Além disso, sua versão digital está disponível gratuitamente nas plataformas da UFG e no Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de encerramento da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência; as secretárias Flávia Dayrell e Thais Cedro; a dirigente da Seção de Gestão da Memória do TRT-18, Ariony de Castro; a diretora do Centro de Memória do TJGO, Laylla Nayanne Dias; o professor e co-organizador do livro, Paulo Ricchi; servidores e colaboradores das três entidades do Judiciário.

 

Confira as fotos do evento.

 

Secom/TRE-GO

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.