TRE-GO participa de encontro coordenado pelo CNJ

Reunião teve como tema o Programa Justiça 4.0 e a Plataforma Digital do Poder Judiciário

TRE-GO reunião justiça 4.0 02

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) participou nesta sexta-feira (7) de reunião institucional coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para verificação do cumprimento dos planos de ação e de trabalho fixados no âmbito do Programa Justiça 4.0 e da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro.

Participaram da abertura do encontro, realizado na sede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargador Daniel Viana Júnior e o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo.

TRE-GO reunião justiça 4.0 01

O Programa Justiça 4.0 – Inovação e Efetividade na Realização da Justiça para Todos foi desenvolvido em parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O objetivo do projeto é  tornar o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial, impulsionando a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. 

O presidente do TRE-GO destacou a importância que a Justiça Eleitoral confere à inovação tecnológica, tendo se tornado referência mundial por promover eleições totalmente eletrônicas, auditáveis, garantindo a segurança do voto com transparência e agilidade. “O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás hoje conta com os programas “Juízo 100% Digital” e o “Balcão Virtual” plenamente implantados em todas as suas unidades, com a garantia de higidez processual e qualidade da tutela jurisdicional prestada”, pontuou o presidente, acrescentando ainda que o TRE-GO foi selecionado para fazer parte do Comitê de Apoio Técnico para o Sistema Virtual de Gestão, instituído pela Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ.

Na oportunidade, o desembargador Itaney mencionou que o Laboratório de Inovações do TRE-GO, em uma iniciativa pioneira, tem desenvolvido centenas de painéis de gestão utilizando a tecnologia “Business Intelligence”, um sistema essencial para gerenciamento de dados estratégicos de forma eficiente e ágil. O presidente informou também que “na próxima semana, novos painéis serão disponibilizados para a imprensa e a sociedade com múltiplos dados relacionados às Eleições 2022”.

Além do presidente do TRE-GO, participaram da reunião os servidores José Carlos da Silva, Coordenador de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão, Sílvio José Alberto de Morais Filho, Assistente de Planejamento das Eleições, Bruno Mortari, Assistente de Pesquisa e Estatística, Paulo Sérgio Taira, Assessor de Planejamento, Governança e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação, Augusto César de Castro Ovelar, Coordenador de Sistemas Corporativos.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido