Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - GO

Secretaria de Gestão da Informação

Seção de Jurisprudência e Legislação

PORTARIA PRES Nº 242, DE 6 DE SETEMBRO DE 2022

Substitui os anexos da Portaria nº 201/2019-PRES.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 15, inciso XXXVIII, da Resolução TRE/GO nº 298, de 18 de outubro de 2018 - Regimento Interno,

CONSIDERANDO a Medida Provisória nº 1.119, de 25 de maio de 2022,

RESOLVE:

Art. 1° Os Anexos da Portaria nº 201/2019-PRES, de 21 de agosto de 2019, ficam substituídos pelos anexos desta Portaria.

Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Desembargador ITANEY FRANCISCO CAMPOS

Presidente

ANEXO I

( ANEXO I DA PORTARIA N° 242/2022 – PRES )

TERMO DE OPÇÃO AO REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Identificação:

Nome: Matrícula:
Cargo Efetivo: C.P.F.:
Data de Posse: _____/_____/______ Data de Exercício: _____/_____/______ Lotação:
DECLARAÇÃO Declaro, para todos os fins, que a presente opção se faz nos termos e condições estabelecidas no § 16 do art. 40 da Constituição Federal, incluído pela EC nº 20/1998 , e nos parágrafos do art. 1° da Lei nº 12.618/2012. Declaro, ainda, estar ciente de que a presente opção: a) é IRREVOGÁVEL e IRRETRATÁVEL, conforme parágrafo único do art. 1° da Medida Provisória nº 1.119, de 25 de maio de 2022; b) limitará minha contribuição previdenciária ao Regime Próprio de Previdência Social até o limite estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social – RGPS e sujeitará ao mesmo limite os valores dos benefícios de aposentadoria e pensão a serem concedidos pelo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, conforme art. 40, § 14 da Constituição Federal ; c) garante-me o direito ao benefício especial de que trata o art. 3°, § 1°, da Lei nº 12.618/2012 , a ser pago pelo órgão competente da União, por ocasião da concessão de aposentadoria, inclusive por invalidez, ou pensão por morte pelo Regime Próprio de Previdência Social, de que trata o art. 40 da Constituição Federal .
Constituição Federal Art. 40.......................................... § 14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social para o valor das aposentadorias e das pensões em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto no § 16. (Redação dada pela Emenda Constitucional n° 103, de 2019) § 15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida, observará o disposto no art. 202 e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar. (Redação dada pela Emenda Constitucional n° 103, de 2019) § 16. Somente mediante sua prévia e expressa opção, o disposto nos §§ 14 e 15 poderá ser aplicado ao servidor que tiver ingressado no serviço público até a data da publicação do ato de instituição do correspondente regime de previdência complementar. (Incluído pela Emenda Constitucional n° 20 , de 15/12/98)
Lei nº 12.618 , de 30 de abril de 2012 Art. 1° É instituído, nos termos desta Lei, o regime de previdência complementar a que se referem os §§ 14, 15 e 16 do art. 40 da Constituição Federal para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações, inclusive para os membros do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e do Tribunal de Contas da União. [...] Art. 3° Aplica-se o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social às aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de previdência da União de que trata o art. 40 da Constituição Federal , observado o disposto na Lei nº 10.887 , de 18 de junho de 2004, aos servidores e membros referidos no caput do art. 1° desta Lei que tiverem ingressado no serviço público: [...] II - até a data anterior ao início da vigência do regime de previdência complementar de que trata o art. 1° desta Lei, e nele tenham permanecido sem perda do vínculo efetivo, e que exerçam a opção prevista no § 16 do art. 40 da Constituição Federal . § 1° É assegurado aos servidores e membros referidos no inciso II do caput deste artigo o direito a um benefício especial calculado com base nas contribuições recolhidas ao regime de previdência da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios de que trata o art. 40 da Constituição Federal , observada a sistemática estabelecida nos §§ 2° a 3° deste artigo e o direito à compensação financeira de que trata o § 9° do art. 201 da Constituição Federal , nos termos da lei.
Medida Provisória nº 1.119, de 25 de maio de 2022 Art. 1°. Fica reaberto até 30 de novembro de 2022, o prazo para opção pelo regime de previdência complementar de que trata o § 7° do art. 3° da Lei nº 12.618 , de 30 de abril de 2012. Parágrafo único. O exercício da opção a que se refere o caput deste artigo é irrevogável e irretratável, e não será devida pela União, nem por suas autarquias e fundações públicas, qualquer contrapartida referente ao valor dos descontos já efetuados sobre a base de contribuição acima do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
___________________,_____/______/_______.                                                                 ______________________________________________________________________________________________________________ Data                                                                                                                                                      Assinatura

ANEXO II

( ANEXO II DA PORTARIA N° 242/2022 – PRES )

REQUERIMENTO DE SIMULAÇÃO DE CÁLCULO PARA BENEFÍCIO ESPECIAL

Identificação:

Nome: Matrícula:
Cargo Efetivo: C.P.F.:
Data de Posse:____/_____/______ Data de Exercício:_____/_____/______ Lotação:
DECLARAÇÃO Declaro estar ciente de que o valor a ser apresentado trata-se de mera estimativa do benefício especial, cujo cálculo considera o tempo de efetivo exercício neste órgão e as averbações de tempo de serviço/contribuições dos órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, com salários de contribuição de todo período contributivo, nos termos do artigo 3° da Lei nº 12.618/2012 e MP nº 1.119/2022. Declaro, por fim, que a formalização do termo de opção ao regime de previdência complementar prescinde de fornecimento prévio da estimativa do valor do benefício especial pela Administração. ____________________,______/_______/_______                                                              _____________________________________________________________________________________________________________ Data                                                                                                                                                  Assinatura

ANEXO III

( ANEXO III DA PORTARIA N° 242/2022 – PRES )

CERTIDÃO DE DEFINIÇÃO DO VALOR DO BENEFÍCIO ESPECIAL

Certidão N°: SEI N°:
Órgão Expedidor: C.N.P.J.:
Nome do(a) Servidor(a):
Sexo: Matrícula: RG:
CPF: PIS/PASEP:
Pai:
Mãe:
Cargo Efetivo: Unidade de Lotação:
Data de Exercício: _____/_____/_______ Data da alteração no Regime de Previdência:    ______/______/______
Período de contribuição compreendido nesta Certidão: De ______/_______/_______ a ______/_______/______ Fonte de Informação:
Em decorrência da migração do(a) servidor(a) em epígrafe para o Regime de Previdência Complementar, com proventos limitados ao teto do Regime Geral de Previdência Social, conforme §§ 14 e 16 do art. 40 da Constituição Federal , CERTIFICO, em face do apurado, que o valor do Benefício Especial a ser concedido ao(à) servidor(a) é de R$_______________, nos termos do art. 3°, § 1°, § 2°, inciso II, § 3°, incisos I, II e III, alínea “b” e § 5° da Lei nº 12.618/2012 , na redação da MP nº 1.119 , de 25 de maio de 2022, publicada no D.O.U em 26/05/2022.
Lavrei a Certidão que não contém emendas nem rasuras. Goiânia, ______/______/_________. _____________________________________________________________________________________________ Chefe do Núcleo de Cálculos e Pagamento
Visto do(a) Secretário(a) de Gestão de Pessoas: Goiânia, _____/_____/________. __________________________________________ Assinatura Com fulcro no art. 3° da Resolução Conjunta STF/MPU nº 3 , de 20 de junho de 2018, e na MP nº 1.119 , de 25 de maio de 2022, HOMOLOGO a migração ao Regime de Previdência Complementar e o valor do benefício especial lançado nesta certidão. Goiânia, _____/______/________. _________________________________________________________________________ Diretor(a)-Geral do TRE-GO

Este texto não substitui o publicado no DJE/TRE-GO n° 190, de 12.9.2022, p. 4 - 5.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.