Magistrados recebem Comenda do Mérito Eleitoral
Homenageados integraram o Pleno no biênio 2023/ 2025

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, outorgou, na tarde desta terça-feira (18), a Comenda “Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim” aos ex-desembargadores eleitorais Alessandra Gontijo do Amaral, Roberto Neiva Borges e Carlos Augusto Tôrres Nobre. A honraria, considerada o mais alto emblema do Regional goiano, é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral em Goiás. Os magistrados compuseram o Tribunal Pleno durante o biênio 2023/2025.
Representando seus pares, o desembargador eleitoral Laudo Natel saudou os agraciados. “Mineira Alessandra Gontijo do Amaral, cearense Carlos Augusto Tôrres Nobre e goiano Roberto Neiva Borges: esta Corte agradece profundamente tudo o que fizeram. Agradece a técnica, mas, sobretudo, a postura, a ética, a sensibilidade, a responsabilidade com o eleitor e com a democracia. A comenda que hoje recebem não é apenas uma homenagem; é um testemunho de respeito, gratidão e reconhecimento. Vocês dignificaram a nossa casa”, declarou.
A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, destacou que, sob a perspectiva da advocacia, “a democracia só é plena quando o direito de defesa é plenamente respeitado”, ressaltando que tal preceito foi concretamente assegurado pelos laureados ao longo de suas atuações no TRE-GO.
Em seu discurso de agradecimento, Alessandra Gontijo afirmou que “a beleza da Justiça Eleitoral está na alternância de seus membros, vindos de formações plurais e diferentes perspectivas, importante para impedir que nunca e nada permaneçam estáticos na mesma posição, sempre contando com múltiplas visões jurídicas e experiências de vida dos novos membros, o que aperfeiçoa a jurisdição eleitoral e a torna tão especial. Fiz parte e busquei, com incansável afinco, fazer justiça e promover a defesa do Estado Democrático de Direito”.
Roberto Neiva manifestou sua satisfação por ter integrado o Tribunal. “Vir a esta Corte me honrou mais ainda, porque aqui se fala muito em democracia e cidadania, e eu vivi de perto uma tríade: democracia, cidadania e fraternidade”, avaliou, acrescentando sua disposição em continuar contribuindo com esta Justiça Especializada: “Sinto que esta medalha é uma coroa à minha carreira. A Justiça Eleitoral sempre fez parte da minha história, e a enfrentarei assim que convocado, seja em zona eleitoral, seja como membro desta Corte”.
“É com imensa alegria que retorno a esta sala de sessões que faz parte da minha história de vida profissional e pessoal”, expressou Tôrres Nobre, enfatizando a importância de sua trajetória no TRE-GO: “Aqui vivi experiências que transcendiam o trato aconselhável e necessário à convivência, sobretudo em órgãos colegiados de julgamento. Concedeu-me o favor divino encontros especiais, marcados pela generosidade da escuta atenta e pela partilha do conhecimento”.
Ao encerrar a solenidade, o presidente Veiga Braga registrou seu contentamento por ter contado com os homenageados na composição do Pleno. “Esta Corte, na passagem dos senhores e da senhora, ficou maior, redimensionada, mais potente, com mais visibilidade, mostrando a todas e todos qual é nosso papel e a qualidade com que o desempenhamos. Os três, cada qual a seu tempo e com suas características, trazem uma nota comum: são pessoas da mais alta qualificação que a Justiça Eleitoral de Goiás teve a honra de ter em seus julgamentos”, asseverou.
Participaram também da sessão o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Ivo Favaro, bem como os desembargadores eleitorais Rodrigo Brustolin, Adenir Peres Júnior, Stefane Fiúza, Mark Yshida e Aline Protásio. A cerimônia foi prestigiada pelo diretor-geral, Leonardo Sapiência, servidores, colaboradores, amigos e familiares dos honrados.
A íntegra da solenidade está disponível no canal do TRE-GO no YouTube.
Comenda
Instituída em 1996 pela Resolução nº 02, o “Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim” é a mais alta distinção concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Seu formato remete a um escudo português, em campo esmaltado branco, carregado de uma cruz prateada em vermelho, debruada em dourado. Abaixo, inscreve-se a expressão em latim Magistratum legem esse loquentem (“o magistrado é a lei que fala”), sobre um relevo com um prato em chamas, representativo da bateia do Anhanguera.
Secom








