TRE-GO realiza III Aventura Literária na Biblioteca
Projeto visa incentivar a leitura entre crianças de 5 a 12 anos de idade

Na tarde desta quarta-feira (2), cerca de 20 crianças, parentes de servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), participaram da terceira edição da Aventura Literária na Biblioteca. A ação, promovida pela Secretaria de Gestão da Informação, por meio da Seção de Biblioteca e Editoração, tem como objetivo despertar o interesse pela leitura e aproximar o público infantil do universo literário com experiências lúdicas e afetivas.
A programação contemplou contação de histórias, músicas e brincadeiras conduzidas pelo grupo PLAFT – Cantando e Contando Histórias, que encantou os pequenos com performances cheias de humor, ritmo e fantasia. Fundado em 2013, o grupo surgiu com a proposta de incentivar a leitura, a música e a cultura de forma integrada.
Como parte das atividades, as crianças também visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral Goiana, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a história do TRE-GO.
Para a secretária de Gestão da Informação do TRE-GO, Flávia Dayrell, a proposta é estimular desde cedo o hábito da leitura e da escrita: “A importância é trazer as crianças, filhos dos nossos colaboradores, servidores, magistrados e desembargadores para dentro da biblioteca. Nosso intuito é fomentar a leitura, apoiar e motivar as pessoas a lerem e, consequentemente, a escrever. Queremos mostrar que é possível para as crianças, além de ler, também escrever e lançar seus livros. A fantasia é o que nos move.”
Ela explicou que a Aventura Literária integra um conjunto de ações da biblioteca voltadas ao público interno, como o projeto Bibliotecando. “Já temos outras atividades para o público externo, como o Sarau, a Semana da Memória e o Café Sesc TRE. Mas esse projeto é pensado especialmente para nossos servidores e suas famílias, porque queremos movimentar a biblioteca e mostrar a riqueza do nosso acervo, que inclui literatura técnica, mas também literatura infantil”, reforçou.
Entre risadas, palmas e olhos atentos, as crianças mergulharam em narrativas envolventes que exploram valores como amizade, imaginação e curiosidade. Segundo a organização, a ideia é manter viva a tradição da leitura como instrumento de formação humana, desde os primeiros anos da infância.
Ao final da tarde, os pequenos ainda puderam saborear pipoca e crepe, em um lanche especial patrocinado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás (Sinjufego).
Secom