Acordo para combate à violência política de gênero é firmado no TRE-GO

Parceria com Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal define rotinas de investigação, apuração e processamento do crime eleitoral que afasta muitas mulheres da vida pública

Parceria com Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal define rotinas de investigação, apur...

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás e a Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás celebraram, nesta segunda-feira (4), um acordo que estabelece diretrizes para atuação conjunta no enfrentamento da violência política de gênero.

A medida visa coibir e punir crimes que atentem contra a integridade física, psicológica, moral e econômica das mulheres, garantindo igualdade de condições e oportunidades na participação política.

O documento, inspirado por protocolo firmado entre o Tribunal Superior Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral em agosto de 2022, foi assinado pelo presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, pelo procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Santiago Wolff, e pela superintendente regional da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente.

Na abertura da solenidade, realizada no auditório do Tribunal Pleno, o presidente Itaney ressaltou que a violência de gênero é um obstáculo significativo para a participação política feminina. “Sabemos que embora as mulheres componham a maioria do eleitorado feminino, sua sub-representação nos postos de poder político é aviltante”, apontou o desembargador, esclarecendo que “o acordo firmado hoje ressalta a necessidade de priorizar e estabelecer procedimentos para investigar e processar os crimes delineados na Lei 14.192/2021.”

De acordo com a superintendente da Polícia Federal, Marcela Vicente, “o estado de Goiás se destaca pelo pioneirismo em ações concretas como a que está sendo firmada hoje”. Reforçando o comprometimento da instituição que representa, a superintendente afiançou que “o ato de hoje concretiza uma oportunidade rara de importante priorização da apuração de fatos que nos sejam notificados.”

O procurador Marcello Wolff expôs, em seu discurso, que o fato de que a luta pela afirmação dos direitos políticos da mulher é antiga e já sacrificou muitas pessoas. “Nessa luta nós todos temos que nos posicionar. Ou nós adotamos posição na defesa do opressor ou do oprimido. Ou nós estaremos praticando a violência ou estaremos protegendo as vítimas”, asseverou o representante do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).

Termo de Compromisso

O termo de compromisso entre as partes confere especial importância às declarações da vítima e aos elementos indicativos do crime eleitoral. O acordo também determina que qualquer pessoa que tenha conhecimento da existência da prática contra a mulher deve, verbalmente ou por escrito, comunicar a ocorrência ao MP Eleitoral, ao juiz ou a juíza eleitoral e/ou à autoridade policial. Um canal de denúncias criado pela Procuradoria-Geral Eleitoral será incluído nos portais do TRE-GO e da Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás.

Conforme o protocolo, o membro do MP Eleitoral que tiver conhecimento de fato que possa caracterizar o crime atuará de ofício. Além disso, ao verificar a autenticidade e a verossimilhança das informações, a autoridade competente deverá priorizar a investigação criminal para delimitar a autoria e a materialidade do ilícito noticiado, entre outras providências.

Verifique a íntegra do documento.

Presenças

Prestigiaram a solenidade a vice-presidente e corregedora regional eleitoral desta Corte, desembargadora Amélia Martins de Araújo; o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, eleito presidente do TRE-GO para o biênio de 2024/2026; os juízes-membros Adenir Teixeira Peres Júnior e Alessandra Gontijo do Amaral; os delegados da Polícia Federal, Rodrigo Teixeira, Charles Gonçalves e Rafaela Jardim; a titular da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputada estadual Rosângela Rezende; a representante da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereadora Camila Rosa; a delegada da Polícia Civil e chefe do Núcleo de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Sabrina Leles; a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki; o conselheiro da OAB-GO, Wandir Allan; servidoras da Polícia Federal; representantes da imprensa local; o diretor-geral do TRE-GO, Wilson Gamboge Júnior, assim como secretários e servidores da Casa.

Confira todas as fotos do evento.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.