3º dia do Teste da Urna 2023: investigadoras e investigadores preparam estratégias para efetivar planos

Integrantes da Comissão Avaliadora e técnicos do TSE comentam movimentação dos participantes no ambiente do evento

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Teste Público de Segurança da Urna - 29.11.2023

Nesta quarta-feira (29), o terceiro dia do Teste Público de Segurança da Urna 2023 foi movimentado, com investigadoras e investigadores buscando efetivar estratégias e executar planos de teste de verificação da segurança das urnas eletrônicas. Desde segunda-feira (27), 36 pessoas trabalham para executar 31 planos nos sistemas a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024. O evento vai até sexta (1º), em ambiente reservado no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).

Comissão Avaliadora

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Teste público de segurança da urna - 29.11.2023

Servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e integrante da Comissão Avaliadora do Teste da Urna, Antonio Esio Marcondes Salgado, o Toné, acredita que os planos serão efetivamente aplicados a partir de agora. “Em princípio, nos primeiros dias, os investigadores têm um contato maior com o sistema, com as novas versões de software e sistemas periféricos da urna eletrônica. Só aí começam a tentar identificar algum tipo de vulnerabilidade, ou supõem o que seja algum tipo de vulnerabilidade. Mas ainda está numa fase incipiente”, explica Antonio Esio.

Ele explicou que o Inpe participa do processo de aperfeiçoamento da urna eletrônica desde o início do projeto, em 1995, ao lado de outros órgãos. “Temos conhecimento de todo o processo e acompanhamos a evolução da urna eletrônica”, ressalta o especialista.

Investigadoras e Investigadores

Com relação aos participantes do evento, o grupo proveniente da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ), está concluindo o ambiente para executar seus dois planos de teste: tentativa de Man-in-the-Middle na comunicação do teclado com Arduíno e reconhecimento das teclas digitadas usando Inteligência Artificial (IA).

A equipe é representada pelo doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e mestre em Matemática Luis Antonio Brasil Kowada e composta também por Gabriel Cardoso de Carvalho, Caubi de Souza Loureiro Rosa e Camila Ferreira Alves.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Teste Público de Segurança da Urna - 29.11.2023

Camila Alves explica que o mais complicado foi preparar o ambiente. Ela ressalta que a estrutura de apoio disponibilizada pela Justiça Eleitoral é fundamental. “Agora estamos com o ambiente todo preparado e vamos pegar mais pesado no desenvolvimento do teste da IA. Acho que de hoje para amanhã a gente já começa a ver os primeiros resultados”, afirma a participante.

Conheça o perfil e os planos dos participantes do Teste da Urna.

Suporte da equipe do TSE

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Teste Público de Segurança da Urna - 29.11.2023

O assessor-chefe da Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini, reitera que as equipes técnicas da Corte estão no ambiente do Teste da Urna exatamente para ajudar, acompanhar e facilitar, no que for possível, as demandas apresentadas por investigadoras e investigadores. Para ele, o andamento da execução dos planos de teste já está bem intenso, com os participantes conversando entre si. “Dá para ver a movimentação e a grande interação durante o teste. E isso é muito bom”, garante Fini.

Teste Público da Urna

O Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia. 

1/ 6Galeria de imagens

O evento tem como objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, assim como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral.

Nesta edição do Teste Público, a ação dos participantes ocorre nas urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020, com os respectivos firmwares (programas que fazem tarefas de controle do hardware) e mídias eletrônicas. Também podem ser testados o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), o Software de Carga, o Software de Votação, o Sistema de Apuração, o Kit JE-Connect, entre outros sistemas previstos no artigo 2º do edital do evento.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.