Dia Nacional da Visibilidade Trans: TRE-GO orienta sobre inclusão do nome social no título de eleitor

Procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet

Dia Nacional da Visibilidade Trans: TRE-GO orienta sobre inclusão do nome social no título de el...
Bandeira trans é erguida contra o céu azul, símbolo da luta por visibilidade, respeito e garantia de direitos das pessoas trans

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) reforça que eleitoras e eleitores travestis e transexuais podem solicitar a inclusão do nome social no título de eleitor de forma simples e totalmente on-line, a partir das informações autodeclaradas à Justiça Eleitoral.

É importante destacar que o prazo para solicitar a inclusão ou alteração de dados no cadastro eleitoral vai até 6 de maio deste ano. Após essa data, o calendário eleitoral será fechado para novas requisições.

O direito à inclusão do nome social no título de eleitor foi assegurado por decisão histórica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, e é regulamentado pela Portaria Conjunta nº 1/2018. Desde então, milhares de pessoas passaram a exercer esse direito. De acordo com as estatísticas eleitorais, mais de 40 mil títulos eleitorais com nome social foram registrados nas eleições municipais de 2024 em todo o país.

Como fazer

Para incluir o nome social no título de eleitor, a eleitora ou o eleitor deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Justiça Eleitoral e, na aba “Serviços”, clique em “Autoatendimento Eleitoral”;

  2. Selecione a opção “Título eleitoral” e, em seguida, o item 4 – “Informe seus dados complementares”;

  3. Faça login com os dados solicitados;

  4. Envie a documentação exigida;

  5. Preencha os campos com as informações necessárias.

O nome social na Justiça Eleitoral

O nome social é aquele pelo qual a pessoa transgênera ou travesti se identifica e é socialmente reconhecida. A inclusão do nome social no Cadastro Eleitoral é um direito vinculado à identidade de gênero autodeclarada, independentemente de alteração no registro civil.

A identidade de gênero diz respeito à forma como cada pessoa se percebe e se apresenta socialmente, refletindo sua vivência individual em relação às representações de masculinidade e feminilidade, sem necessariamente guardar relação com o sexo biológico ou com o gênero atribuído no nascimento.

SECOM

Fonte: TSE

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.