TRE-GO realiza 1º Sarau Cultural de 2026 com Fernando Perillo e exposição de Omar Souto
Evento destaca a valorização da cultura goiana e da memória institucional

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, nesta sexta-feira (30), mais uma edição do Sarau Cultural – Literatura, Música e Arte, evento que reúne diferentes expressões artísticas na sede do Tribunal. A iniciativa, que integra as ações de valorização da cultura e da memória institucional da Justiça Eleitoral goiana, proporcionou um espaço de diálogo entre arte e institucionalidade, com destaque para produções autorais e incentivo à expressão criativa entre servidores, colaboradores e convidados.

Na abertura do evento, o presidente da Corte, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou o papel dos eventos culturais na trajetória recente do Tribunal e a abertura da Justiça Eleitoral ao diálogo com segmentos da sociedade civil. “Ao longo desses dois anos, realizamos um empreendimento maravilhoso, que muito me deu satisfação, alegria e a concretização de grandes sonhos. Esses eventos foram consagradores e vão constar nos anais desta Casa”, afirmou. O magistrado ressaltou ainda que a iniciativa reforça a compreensão de que “os Tribunais não são castelos de marfim” e que a atuação jurisdicional deve dialogar com outras áreas do conhecimento. “Quem só sabe Direito não sabe Direito. A Justiça Eleitoral se abre, se permite a atividades que não são próprias da jurisdição, mas que concorrem para o seu fortalecimento”, pontuou.

A programação seguiu com a apresentação do cantor e compositor Fernando Perillo, referência da Música Popular Brasileira em Goiás, cuja performance marcou o momento de integração cultural do evento.

Literatura e arte
Durante o evento, foi lançada a versão física do livro “Escrevendo Memórias”, publicação coletiva que reúne produções literárias de servidores e colaboradores do TRE-GO e que passa a integrar o acervo de memória institucional do Tribunal.

O projeto foi idealizado e executado pela Secretaria de Gestão da Informação (SGI), por meio da Seção de Biblioteca e Editoração (SEBED), com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e a expressão criativa no âmbito da Justiça Eleitoral de Goiás.
A obra reúne textos autorais, entre contos, crônicas, poesias, narrativas poéticas e reflexões, produzidos por servidores ativos, aposentados e colaboradores do TRE-GO. As produções foram publicadas inicialmente em formato de e-book, em novembro do ano passado, e agora ganharam edição impressa.
No campo das artes visuais, o sarau contou com a exposição “Cantos do Interior”, do artista plástico Omar Souto, pintor goiano natural de Itaberaí. Autodidata, o artista é reconhecido nacional e internacionalmente pela autenticidade e espontaneidade de suas obras, que retratam o cotidiano popular e a diversidade da vida goiana. A exposição permanece em cartaz na sede do TRE-GO até o dia 10 de fevereiro.
SECOM

