TRE- GO vence Prêmio do CNJ na Categoria Especial - Gestão da Memória: recursos humanos

Titulo é disputado por todos os tribunais do país

TRE- GO vence Prêmio do CNJ na Categoria Especial - Gestão da Memória: recursos humanos

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) venceu nesta sexta-feira, 12, em Porto Alegre (RS), o Prêmio Nacional de Memória do Poder Judiciário na Categoria Especial - Gestão de Memória: recursos humanos.

A categoria “especial” da premiação é definida anualmente para incentivar a política específica de Gestão de Memória em consonância com os princípios e diretrizes do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Concorrendo com todos os tribunais do país, o TRE-GO se destacou pelas ações desenvolvidas em 2022 no segmento da Justiça Eleitoral na área de Gestão documental e da memória, descritas no Relatório de Atividades de 2022.

No geral, foram destacadas vinte e sete ações com impacto, tanto no público interno, quanto no público externo, sendo onze ações relacionadas à inovação e preservação, seis de pesquisa e escrita, sete eventos culturais e três ações de cooperação.

O “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, instituído pela Resolução CNJ n. 429, de 20 de outubro de 2021 e regulamentado pela Portaria CNJ n. 305, de 25 de novembro de 2021, contempla ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para a preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário, integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e para a promoção dos direitos humanos.

Entre os vários objetivos do Prêmio (artigo 3º, Portaria n. CNJ 305/2021), estão promover a conscientização e a reflexão dos integrantes do Poder Judiciário e da sociedade quanto à necessidade de conhecimento e valorização da História, da Memória e do Patrimônio Cultural; reconhecer e disseminar boas práticas voltadas à conservação, preservação, restauração, valorização e difusão de bens culturais; estimular a eficiência, a inovação e o trabalho colaborativo nos Espaços de Memória do Poder Judiciário.

O prêmio é dividido em sete categorias: I – Especial; II- Difusão cultural e direitos humanos; III – Trabalho acadêmico ou científico; IV – Patrimônio Cultural Arquitetônico; V -Patrimônio Cultural Arquivístico; VI – Patrimônio Cultural Bibliográfico; e VII -Patrimônio Cultural Museológico.

O presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral em Goiás, juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior recebeu a premiação em nome do Tribunal.

Estiveram presentes também na solenidade de premiação a coordenadora de Gestão da Informação, Flávia de Castro Dayrell, a chefe da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória, Viviane Fraga de Oliveira, a arquivista Andreia Araújo Lima e o historiador Filipe Petres Dellon Silva.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.