Sede do TRE-GO tem nova placa de identificação

Comissão de Gestão da Memória é responsável pela atualização

TRE-GO Placa revitalizada

Nesta terça-feira (31), o juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, ouvidor regional eleitoral e presidente da Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, anunciou a revitalização da placa de identificação do Tribunal Regional Eleitoral deste estado.

O comunicado foi feito em sessão ordinária do Tribunal Pleno presidida pelo desembargador Itaney Francisco Campos. A descrição permanece na frente do prédio sede do TRE-GO, na Praça Cívica.  

A Comissão de Gestão da Memória, na prática de resgate, preservação e valoração da história eleitoral goiana, iniciou o contato com a Prefeitura de Goiânia, responsável pela supervisão da infraestrutura urbana, e depois com a AGETUL (Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer), no propósito de atualizar as informações e o estado físico da apresentação.  

Como medida de inovação, a exposição traz o Qr Code que dispõe o acesso ao Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás, espaço de administração da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória (SEBAM).

 

O texto da renovação segue:

Tribunal Regional Eleitoral

Edifício-Sede da Justiça Eleitoral Goiana

 

O Edifício-Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) teve sua construção iniciada pela Superintendência de Obras do Estado em 1934, e conclusão em 1937. A inauguração ocorreu no dia 14 de julho de 1937, em sessão solene, com a presença do Tribunal Pleno vigente e várias autoridades regionais. O edifício faz parte do conjunto urbanístico e arquitetônico das edificações que compõem a Praça Cívica e seu entorno. A arquitetura em Art Déco, de formas retas, frontões de aspectos elegantes e harmoniosos, foi o estilo adotado pelo governo interventor de Pedro Ludovico Teixeira. Em sua história, a sede do TRE-GO passou por algumas reformas, a última ocorrida em 2000. Entretanto, o prédio não sofreu descaracterização, pois foi mantida a feição inicial da estrutura central.

 

O prédio está inscrito no Livro Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás, a partir do Decreto n° 4.943, de 31 de agosto de 1998.

 

Para mais informações, visite o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás.

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido