Juíza Raquel Lemos participa de evento sobre a participação de mulheres na política

Magistrada é titular da Ouvidoria da Mulher no TRE-GO

Posse da juíza Raquel Lemes

A ouvidora da mulher do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), juíza Raquel Rocha Lemos, participou nesta segunda-feira (28) de uma roda de conversa com o tema “Participação de Mulheres na Política”, promovida pela Associação das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Goiás (ABMCJGO).


Na reunião, realizada na sede da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás (OAB-GO), a magistrada discursou sobre a atuação da Ouvidoria da Mulher no âmbito do TRE-GO.


Foram abordados temas como violência política de gênero, cotas afirmativas e distribuição de recursos para candidaturas femininas, além de ressaltada a importância de mobilização na atual minirreforma que está sendo formulada para impedir que retrocessos nos direitos e garantias de mulheres sejam aprovados.


Participaram ainda do debate a advogada Thaís Moraes, presidente da Comissão de Incentivo à Participação das Mulheres na Política, e Cristina Lopes, secretária de Projetos Especiais da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Goiás.


O evento fez parte do calendário mensal das comissões temáticas da ABMCJGO que se reúnem para debater temas de relevância social e em defesa de mulheres.


Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher, inaugurada de forma pioneira no TRE-GO em 2021, é um canal de escuta ativa destinado ao recebimento e encaminhamento aos órgãos competentes das demandas das magistradas, promotoras eleitorais, servidoras, advogadas, estagiárias do Tribunal e da advocacia, demais colaboradoras deste Órgão, bem como eleitoras, relacionadas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher, praticadas por representantes ou em função das atividades da Justiça Eleitoral goiana.


Na Ouvidoria da Mulher, a denúncia é recebida e tratada por servidoras e juízas do Tribunal, oferecendo escuta ativa, acolhimento e orientação de solução para as denunciantes, como mudança de lotação, tratamento psicológico e instauração de procedimentos disciplinares e até encaminhamento para procedimentos criminais, tudo de acordo com a vontade da vítima.


Acesse a Página da Ouvidoria da Mulher.
Acesse a Cartilha da Ouvidoria da Mulher.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.