Alessandra Gontijo toma posse como juíza do TRE-GO

Magistrada ocupa vaga de titular no Gabinete de Juiz de Direito II

TRE-GO Posse Juíza Alessandra Gontijo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, empossou, nesta quinta-feira (31), Alessandra Gontijo do Amaral no cargo de juíza-membro titular do Gabinete de Juiz de Direito II da Corte Regional para o biênio 2023/2025.

A nomeação e o ingresso da nova magistrada ao Tribunal Pleno se deram por indicação do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para substituir Mônica Cézar Moreno Senhorelo, recentemente empossada como desembargadora naquela Corte de Justiça.

A solenidade de posse foi realizada no Auditório Desembargador Geraldo Salvador de Moura, com a participação presencial do presidente Itaney, da vice-presidente e corregedora, desembargadora Amélia Martins de Araújo, dos juízes membros titulares Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Juliano Taveira Bernardes, Ana Cláudia Veloso Magalhães e Adenir Teixeira Peres Júnior. O procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva, participou por videoconferência.

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, os juízes Laudo Natel Mateus e José Mendonça Carvalho Neto, integrantes substitutos do Tribunal Pleno, se fizeram presentes na solenidade, assim como a advogada Talita Hayasaki, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás (OAB/GO).

Após a abertura da Sessão, os presentes foram convidados a ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, Alessandra Gontijo prestou o compromisso regimental, sendo declarada oficialmente empossada pelo presidente.

A vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás e presidente do Gabinete de Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça, no âmbito deste Tribunal, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, saudou a nova integrante do Pleno em nome da Corte Eleitoral. “A juíza Alessandra Gontijo do Amaral representa a importância da mulher na sociedade e no Poder Judiciário, trazendo sua sensibilidade, inteligência e competência para o exercício da função eleitoral. Sua presença no TRE-GO fortalece a representatividade feminina e a diversidade na Corte, contribuindo para o aprimoramento da democracia e da moralidade no processo eleitoral”, declarou a magistrada.

Na sequência, o procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva, deu as boas-vindas à empossada, destacando que “sua experiência profissional será de grande valia nas tarefas que esta Corte desenvolverá, sobretudo no pleito municipal que se aproxima”.

Representando a OAB/GO, Talita Hayasaki proferiu discurso de homenagem à juíza, em que afirmou que “a construção de um sistema de justiça democrático passa, necessariamente, pela inclusão de mulheres em postos centrais de poder e decisão da Justiça Eleitoral, para servirem de farol para as que estão iniciando sua caminhada”.

TRE-GO Posse Juíza Alessandra Gontijo

Alessandra Gontijo proferiu discurso emocionado, agradecendo ao presidente deste Regional, familiares, amigos e colegas de magistratura pelo apoio e oportunidade. Expressou sua honra em integrar a Corte Eleitoral goiana, por estar “ciente da importância histórica da democracia para a melhoria da condição de vida do nosso povo”. A juíza ressaltou que “integrar esta Corte Eleitoral, um dos seus guardiões, significa muito para mim como mulher, cidadã e juíza, pois é aqui que a democracia se consolida e se aprimora, sob a forma de eleições limpas, democráticas, seguras e transparentes”.

Presenças

Alessandra Gontijo toma posse como juíza do TRE-GO (01.09)

Prestigiaram a solenidade de posse o esposo da magistrada, Stenius Lacerda Bastos, seu filho Stenius Lacerda Bastos Júnior, familiares, amigos, autoridades e servidores do Tribunal. Foram registradas as presenças de Anna Vitória Caiado, representando o governador Ronaldo Caiado; dos desembargadores Algomiro Carvalho Neto, José Ricardo Machado, Mônica César Senhorelo, Wilson Saflate Fayad, Wilton da Costa Melo e Wilton Müller Salomão; dos juízes Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, Flávia Lançoni Costa, Gustavo Assis Garcia, Gustavo Dalul de Oliveira, Lídia de Assis e Souza, Marcos Vinicius Alves de Oliveira, Maria Antônio Faria ,Marina Cardoso Buchdid, Romério do Carmo Monteiro , Simone Monteiro e Soraya Fairy;  da promotora de justiça da Cidade Goiás, Luciene Oliveira Otoni; dos ex-juízes do TRE-GO, Luciano Hanna e Eládio Amorin; e dos advogados Wandir Allan e Alexandre Alencastro Veiga.

Perfil

Alessandra Gontijo é natural de Lagoa Formosa (MG). Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera (Uniderp), foi empossada como magistrada em 2001 e, atualmente, é juíza da 19ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goiânia.

Destacam-se em sua atuação as funções de:

- diretora do Foro das comarcas de Novo Gama, Cristalina, Luziânia e Goiás;

- juíza eleitoral;

- membro da Turma Recursal da 8ª Região;

- coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Goiás;

- coordenadora 8° Cejusc de Goiânia – Cejusc Procon;

- integrante do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO).

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido