Juízes-Membros são empossados no TRE/GO

Magistrados compõem o Tribunal Pleno no biênio de 2021 a 2023

Posse 3 juízes do TRE/GO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou nesta segunda-feira, 13, a Sessão de Posse dos Juízes Juliano Taveira Bernardes, Mônica Cezar Moreno Senhorelo e Ana Cláudia Veloso Magalhães nos cargos de Juiz-Membro Titular do Gabinete de Juiz Federal e de Juiz-Membro Substituto dos Gabinetes de Juízes de Direito, respectivamente. Os eleitos farão parte da composição do Tribunal Pleno no biênio de 2021 a 2023.

A solenidade de posse foi realizada de forma híbrida, no Auditório Desembargador Geraldo Salvador de Moura e por meio de videoconferência. Em Plenário estavam presentes o Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Luiz Eduardo de Sousa, o Desembargador Itamar de Lima, os Juízes-Membros Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Vicente Lopes da Rocha Júnior e Jeronymo Pedro Villas Boas, além das empossandas Juízas Mónica Cezar Moreno Senhorelo e Ana Cláudia Veloso Magalhães, assim como alguns de seus familiares.

Por videoconferência participaram a Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral em exercício, Desembargadora Amélia Martins de Araújo, o Decano da Corte Eleitoral, Juiz-Membro José Proto de Oliveira, o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva e o empossando Juiz Juliano Taveira Bernardes.

Assistiram à solenidade, por meio de videoconferência, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Carlos Alberto França, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e ex-Vice-Presidente e Corregedor do TRE/GO, Desembargador Zacarias Neves Coêlho, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Nicomedes Domingos Borges, o Desembargador Anderson Máximo de Holanda, além de familiares e amigos dos novos Juízes-Membros.

Aberta a 66ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, os presentes ouviram o Hino Nacional Brasileiro e, após os três Juízes terem prestado o compromisso regimental, o Presidente em exercício declarou-os oficialmente empossados.

Em nome da Corte Eleitoral, o Juiz-Membro Jeronymo Villas Boas saudou efusivamente os Magistrados: “Hoje este Tribunal da democracia recebe três novos membros, cada qual com a sua origem, formação moral, compreensão do Direito e realidade. Todos talhados na arte de argumentar racionalmente e, por isso, nessa tridimencionalidade, portadores de sua história, valores e pré-compreensão do Direito”.

Na sequência, o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva, declarou que a renovação contínua que se faz no Tribunal Eleitoral é da própria essência da democracia. Cumprimentou os empossados desejando-lhes sucesso em sua atuação. “As suas experiências profissionais serão de grande valia na tarefa histórica que esta Corte desenvolverá no pleito geral que se aproxima”, afiançou o Procurador.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, ensejou aos Magistrados profícua atuação e proclamou: “A OAB/GO reafirma o seu compromisso com o Estado de Direito e a democracia brasileira, cuja defesa nos incumbe a todos, homens e mulheres, dedicados que somos ao Direito e à Justiça.”

Em seu pronunciamento, o recém-empossado Juiz-Membro Juliano Taveira Bernardes reverenciou, emocionado, a memória de seu progenitor, que nesta data faria 89 anos, e a quem dedicou mais esta conquista. Agradecendo aos votos estimados por todos, registrou: “Quero honrar a Corte, a jurisprudência da Corte, e cultivar as virtudes ressaltadas pelo Juiz Villas Boas, especialmente a da serenidade”.

A Juíza Mônica Cezar Moreno Senhorelo discursou em seguida, relatando sua motivação pelo horizonte que se descortina à sua frente, o qual pretende enfrentar com força, coragem e a experiência que amealhou em sua carreira. Ressaltou, ainda, a importância histórica desta conquista: “ O TRE/GO terá como integrantes duas magistradas que o comporão e que trarão o ar feminino que deve permear os tribunais, trazendo a força e a atitude da mulher contemporânea que deve alcançar os mais elevados lugares, podendo participar das discussões e decisões com igualdade e paridade.”

O discurso de posse da Juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães manteve a tônica veemente da relevância da participação feminina nas posições de poder. “Hoje somos duas mulheres idealistas e batalhadoras que, apoiadas na sabedoria e na evolução dos membros de nossas Cortes, conquistam um dos mais altos postos na Justiça goiana e brasileira”, asseverou a Magistrada, enfatizando seu desejo: “Que todos os Poderes, todas as instituições e os segmentos sociais permaneçam em transformação até o alcance da excelência nesse sentido.” A Juíza Ana Cláudia manifestou ainda estar recebendo uma elevada missão e prometeu “uma atuação forte, destemida, reta e comprometida com a eficaz aplicação da lei, respondendo ao clamor da Justiça.”

Ao término da solenidade de posse, o Presidente em exercício, Desembargador Luís Eduardo de Sousa, felicitou os empossados, afirmando ter certeza de que este novo grupo muito dignará o trabalho do Tribunal.

 

Currículos dos Juízes-Membros

 

Juliano Taveira Bernardes é natural de Goiânia-GO. Atualmente, é Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - Seção Judiciária de GoiásJuiz Federal desde 1998, é também Mestre em “Direito e Estado” pela Universidade de Brasília – UNB e pós-graduado “lato sensu em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Goiás. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Direito Constitucional e Processo Constitucional e do curso preparatório para a Magistratura da  Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg). Foi professor efetivo da Faculdade de Direito da UFG (2005/2012), onde ministrou aulas de Direito Constitucional e Processo Constitucional na graduação e pós-graduação. Foi Promotor de Justiça (1996/1997) e Juiz de Direito no Estado de Goiás (1997/1998). É autor de livros jurídicos publicados pelas editoras JusPodivm, Saraiva e Sergio Antônio Fabris Editor. Atuou como Juiz-Membro Substituto do Tribunal  Regional Eleitoral de Goiás no biênio de 18/9/2017 a 17/9/2019, tendo sido designado para atuar como Juiz Auxiliar da Corte Eleitoral no período de outubro de 2017 a dezembro de 2018.

 

Mônica Cezar Moreno Senhorelo é natural de Goiânia-GO. É atualmente 1ªJuíza titular e Presidente da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiçado Estado de Goiás. Tem MBA em Gestão em Poder Judiciário pela FGV/RJ. Atuou como Juíza substituta, Diretora do Foro e da Comarca de Ivolândia e Juíza eleitoral da 121ª zona Eleitoral do ano de 1993, Juíza de Direito, Diretora do Foro da Comarca de Edéia e  Juíza Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral, no ano de 1993 a 1996, Juíza de Direito,  Diretora do Foro da Comarca de Planaltina  de Goiás eJuíza Eleitoral da 44ª Zona Eleitoral, de 1996 a 1998, Juíza de   Direito, Diretora do Foro da Comarca de Goiás , Presidente e membro da Turma Julgadora daquela Região, além de Diretora do Foro, no período de   1998 a 2006, onde instalou o  Juizado  Especial Cível e Criminal da Comarca de Goiás. Foi Juíza Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral nos períodos de 09/12/1998 a 08/12/2000 e 28/12/2002 a 27/12/2004, Juíza de Direito titular do 2º Juizado Especial Criminal de Goiânia e membro da 2ª Turma Julgadora Mista da Comarca de Goiânia, no período de 2006 a 2014 e Juíza Eleitoral da 146ª Zona Eleitoral em 03//12/2011 a 02/12/2013, Juíza de Direito Titular do 1º Juizado   Especial Cível de Goiânia, Membro e Presidente da 2ª Turma Julgadora Mista Temporária da Comarca de Goiânia, no período de 2014 a 2018.

 

Ana Cláudia Veloso Magalhães é natural de Carmo do Paranaíba-MG. Juíza de Direito da Vara de Custódia da Comarca de Goiânia, é Doutoranda pela   Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Atua como Coordenadora Estadual da Audiência de Custódia no Estado de Goiás e Juíza-Membro do GMF - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Foi Juíza de Direito da 9ª Vara Criminal da Comarca de Goiânia (2019/2020), Juíza   de   Direito   da   2ª   Vara   Criminal   Comarca   de   Aparecida   de   Goiânia (2013/2019), Juíza-Membro da Turma Recursal da Comarca de Aparecida de Goiânia, Juíza Eleitoral e de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Anápolis (2008/2013), Juíza-Membro da Turma Recursal da Comarca de Anápolis, Juíza de Direito e Eleitoral da Comarca de Silvânia (2006/2007), Juíza de Direito e Eleitoral da Comarca de Itapuranga (2000/2006), Juíza Eleitoral e de Direito  nas Comarcas de Itaberaí/Itauçu/Taquaral (1999/2000). Atuou como magistrada federal na área Previdenciária (1999/2006).

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.