TRE/GO recebe grupo de mulheres para discutir o cumprimento das cotas de gênero

Lei prevê percentual mínimo de 30% de candidatas femininas

TRE-GO Recebe grupo feminino

O Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Wilson Gamboge, recebeu nesta quinta-feira, 26, na sede da Corte, um grupo de mulheres que se manifestou contra o suposto descumprimento da previsão legal de participação do percentual mínimo de gênero por parte dos partidos políticos nas Eleições 2020.

Wilson Gamboge acolheu os questionamentos das manifestantes positivamente: “A luta é extremamente legítima. O direito está consolidado, a lei estabelecida. Nós, do TRE, estamos atentos e daremos provimento caso os juízes eleitorais nos informem sobre o descumprimento da lei”, afiançou, explicando ainda que o tema tem viés constitucional e capacidade jurídica para chegar ao Tribunal Superior Eleitoral e até ao Supremo Tribunal Federal. “O TSE, que tem analisado essa matéria no grau final, já positivou várias vezes o princípio da máxima efetividade das cotas. Nós acreditamos que isso há de prevalecer, até porque já há entendimento jurisprudencial consolidado a respeito”, concluiu o Diretor.   

Estiveram presentes Cida Alves, coordenadora do Bloco não é Não; Sônia Cleide, do grupo de mulheres negras Malunga; Angelita Lima, do Núcleo de Direitos Humanos da UFG e do movimento feminista de Goiás e Nega da Moda.

O que diz a legislação

A partir de 2020, as legendas têm o dever de encaminhar à Justiça Eleitoral, juntamente com o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), a lista de candidatas que concorrem ao pleito, respeitando-se o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A regra está prevista no artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).


Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.