TRE/GO promove debate sobre a participação da mulher na política

Evento on-line está disponível no Canal do YouTube

Evento on-line está disponível no Canal do YouTube

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás promoveu nesta quarta-feira, 15, um debate on-line entre representantes femininas que atuam junto ao Poder Judiciário goiano sobre a necessidade de ações mais efetivas para promoção da igualdade de gênero na política. O evento, intitulado “A Mulher na Política”, organizado pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE/GO, está disponibilizado na íntegra no canal do YouTube deste Regional (canaltrego).

A Diretora-Geral em exercício, Cristina Tokarski, abriu o evento mencionando a importância de garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Relembrou que esse encontro faz parte de um despertar nacional instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral, assim como pelo Conselho Nacional de Justiça.

A coordenação da mesa de debates ficou a cargo da Secretária Judiciária do TRE/GO, Fernanda Lucas, que agradeceu o apoio da atual gestão, capitaneada pelo Desembargador Leandro Crispim, que patrocinou a causa. “Por meio de seu dinamismo e vanguardismo, possui hoje um quadro considerável de mulheres à frente dos postos de comando do TRE de Goiás”, afirmou a Secretária a respeito do Presidente do Tribunal.

As participantes do debate, Nara Bueno, advogada eleitoralista, ativista feminina e Sabrina Leles, Delegada titular na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, responderam a várias rodadas de perguntas elaboradas pela produção do evento e também aos questionamentos dos internautas, no último bloco.

Além de compartilharem suas trajetórias, experiências e desafios, as debatedoras também abordaram o quadro atual de representatividade feminina na política e seus desdobramentos, os fatores políticos e legislativos relacionados à desigualdade de representação democrática, o papel da divisão tradicional das funções atribuídas à mulher na sociedade brasileira e mudanças necessárias para alterar o cenário efetivamente.

Sabrina Leles compartilhou histórias vivenciadas em sua atuação como Delegada, mencionando o estranhamento social que muitas vezes causou no início de algumas missões, percepção sempre transformada graças a muito trabalho positivo realizado e ao apoio da Polícia Civil, que endossa o protagonismo feminino. Defendeu a “valorização e reconhecimento da mulher em postos essenciais” e a importância da educação de forma ampla. “A mulher precisa se conscientizar de que enquanto ela não for representada politicamente, ela não verá seus direitos e necessidades atendidos, inclusive pelas forças públicas”, ressaltou a Delegada.

Nara Bueno discorreu sobre a existência de uma barreira invisível que impede o acesso da mulher a ambientes públicos e postos de alto comando. Defendeu o rompimento de tal barreira através da correção de desigualdades e distorções. Em seu entendimento, não bastam as atuais cotas de gênero para registros de candidaturas, sendo necessárias cotas de representação parlamentar. Afirmou, categoricamente: “Se nós quisermos implementar uma democracia sedimentada, forte, diversa e paritária, nós temos que implementar mudanças culturais, sociais, políticas e legislativas em relação às mulheres.” Parafraseando uma das fundadoras do feminismo filosófico, a escritora inglesa Mary Wollstonecraft, a advogada proclamou: “ O começo é sempre hoje.”  

Assista à íntegra do evento no Canal do YouTube do TRE/GO.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.