Sorteio de urnas eletrônicas para a Votação Paralela acontecerá no próximo sábado

Sorteio de urnas eletrônicas para a Votação Paralela acontecerá no próximo sábado

TRE-BA - sorteio das seções que cederam as urnas para a votação paralela no 1º turno de 2012 na ...

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizará, no próximo sábado, 01/10/2016 e 29/10/2016, caso haja segundo turno, os procedimentos para a votação paralela nas próximas eleições.

A partir das 9 h,  será realizado o sorteio das três (03) zonas eleitorais e, em seguida, as seções cujas urnas eletrônicas serão auditadas. O sorteio acontecerá na sala do Tribunal Pleno, às 9 h, no 1.º andar do prédio, localizado na Praça Cívica, 300, Setor Central, em Goiânia.

Após o sorteio, ainda no sábado, representantes de Partidos Políticos, que já foram convidados pelo Juiz Presidente da Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas, Cláudio Henrique Araújo de Castro,  serão convidados a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição.

Foram também convidados a participar do evento escoteiros de Goiás, que poderão preencher as cédulas de votação, no auditório do TRE-GO.

Após o preenchimento das cédulas de papel serão os votos depositados em urnas de lona, que serão lacradas e encaminhadas ao local da Votação Paralela.

No local de votação, as urnas e as cédulas de votação ficarão em ambiente protegido por vigilância até o horário do início da votação do dia seguinte.

A Votação Paralela é acompanhada por uma outra auditoria externa, por empresa contratada para essa finalidade.

No domingo, as urnas serão abertas por servidores da Justiça Eleitoral e os votos serão inseridos (digitados) nas urnas eletrônicas sorteadas, com o objetivo de demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico.

A votação do domingo é aberta ao público e conta com os mesmos procedimentos utilizados nas eleições oficiais, incluindo a emissão da zerésima, para demonstrar que inicialmente nenhum candidato possui votos, -e do boletim de urna.

A Votação Paralela acontece das 8h às 17h do domingo, mesmo horário da votação das eleições, na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na Praça Cívica, Setor Central, nesta Capital, nos dias 02/10/16 e 30/10/2016 (caso haja segundo turno), a partir das 7h.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Matéria relacionada:

Eleições 2016: Conheça os procedimentos de votação paralela

Acesso rápido