Conheça as Ouvidoras da Mulher do TRE-GO
Galeria de magistradas ouvidoras é inaugurada nesta quinta-feira (11)

Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, inaugurou a nova Galeria das Ouvidoras da Mulher, instalada no Anexo III do Tribunal, no edifício Ialba Luza. O evento contou com a participação de autoridades, magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral goiana.
Durante a cerimônia, Veiga Braga afirmou que o momento simboliza a reparação de “um débito histórico”, ressaltando que o destaque às mulheres não constitui privilégio, mas o reconhecimento de que elas “sempre foram e estiveram marginalizadas”. Ele reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral em assegurar uma escuta qualificada e declarou confiança na atuação da atual ouvidora da Mulher, desembargadora eleitoral Stefane Fiúza, destacando sua dedicação e sensibilidade. Ao recordar sua experiência à frente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, afirmou ter “alma feminina” e garantiu que, enquanto estiver na Presidência, as demandas das mulheres serão “ouvidas, escutadas e atendidas”.
Em sua fala, Stefane Fiúza celebrou a inauguração da galeria como um marco institucional que homenageia as mulheres que exerceram a função, afirmando que o espaço representa “mais do que um conjunto de imagens; trata-se do registro de trajetórias que abriram caminho para que outras fossem vistas, ouvidas e protegidas”. A magistrada destacou que a criação da Ouvidoria da Mulher partiu da compreensão de que nenhuma instituição pública cumpre plenamente sua missão sem incorporar políticas de prevenção à violência de gênero e de promoção da igualdade. Ao agradecer o apoio da Presidência, ressaltou a relevância de iniciativas como a cota de gênero e o trabalho híbrido, afirmando que “a escuta transforma, o acolhimento fortalece e a memória inspira”, além de reforçar que os avanços dependem da união de mulheres e homens em torno da pauta.
Ouvidoria da Mulher
Criada em 2021 pela Portaria da Presidência nº 142, a Ouvidoria da Mulher do TRE-GO tem como objetivo atuar como canal de escuta ativa para o recebimento e encaminhamento, aos órgãos competentes, das demandas de magistradas, promotoras eleitorais, servidoras, advogadas, estagiárias do Tribunal e da advocacia, demais colaboradoras do órgão, bem como de eleitoras, relacionadas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher no âmbito da Justiça Eleitoral goiana.
A função já foi exercida pela juíza Flaviah Lançois (2021–2022), pela juíza Raquel Rocha (2023–2025) e, atualmente, pela desembargadora eleitoral Stefane Fiúza. A Ouvidoria é composta exclusivamente por mulheres e dispõe de diversos canais de atendimento: e-mail ouvidoriadamulher@tre-go.jus.br, telefone e WhatsApp (62) 3920-4342. Também há atendimento presencial no endereço Avenida T-1 com Rua Oeste Ribeiro (antiga T-52), Edifício Ialba-Luza Guimarães de Mello, 5º andar, Anexo III, Setor Bueno, Goiânia (GO), das 12h às 18h.
Secom




