Começa o Censo Nacional do Poder Judiciário

Começa na próxima segunda-feira o Censo Nacional do Poder Judiciário

Começa na segunda-feira (26/08) o Censo Nacional do Poder Judiciário. A pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estará disponível nos sites de todos os Tribunais de Justiça do País, durante 45 dias.

A consulta busca informações sobre o número total de magistrados e servidores que integram o Judiciário, além de descobrir quantos são do sexo feminino ou masculino, quantos são negros, brancos ou indígenas e qual a idade média dos magistrados e dos servidores.

Segundo o CNJ, com Censo será possível definir e avaliar, com mais segurança, os investimentos em políticas de recursos humanos de acordo com a necessidade e peculiaridades de cada local. Participa da pesquisa magistrados, servidores efetivos e os requisitados de outros poderes para o Judiciário. Aqueles servidores do judiciário que estão cedidos para outro poder não precisa participar da pesquisa, o mesmo vale para os estagiários e profissionais terceirizados. O tempo estimado para o preenchimento do questionário é de cinco minutos e os dados fornecidos serão mantidos em sigilo e os resultados serão divulgados genericamente.


Questionário

Para responderem as perguntas os servidores só precisam digitar o número do seu CPF. O questionário é dividido em quatro blocos. No total, são 43 perguntas, que podem ser detalhadas em outros subitens, a depender da resposta dada pelo servidor. O primeiro bloco traz perguntas que procuram detectar a opinião do servidor sobre o trabalho no Judiciário, sua satisfação e motivação pessoal. O segundo bloco traz perguntas sobre o tribunal onde o servidor trabalha, a área, a instância e a localidade onde se encontra. No terceiro bloco as perguntas se referem a informações pessoais do servidor, como sexo, estado civil, cor ou raça, naturalidade, nível de escolaridade, entre outras. O quarto bloco traz perguntas que dizem respeito a informações funcionais, como tipo de vínculo do servidor com o órgão, ano de ingresso, órgão de origem, ocupação ou não de cargo em comissão ou função de confiança etc.

Neste primeiro momento, o questionário deverá ser respondido apenas pelos servidores, que terão um prazo de 45 dias para fazê-lo. Posteriormente, será aberto prazo para que os magistrados também preencham o questionário. Site para responder o Censo: www.cnj.jus.br/censo

Fonte: CNJ

Acesso rápido