Presidente do TRE-GO participa da abertura do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026
Evento no TSE marca início da inspeção dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou nesta quinta-feira (2) da abertura do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento marcou o início do processo de inspeção dos códigos-fonte dos sistemas que serão utilizados no pleito do próximo ano.
A solenidade foi conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, com a presença dos ministros da Corte e representantes dos tribunais regionais eleitorais, entre eles o desembargador Luiz Cláudio.
Os códigos-fonte reúnem as instruções que determinam o funcionamento dos sistemas eleitorais, assegurando a integridade e a segurança da votação. Sua abertura à inspeção reforça a transparência do processo, permitindo que partidos, instituições fiscalizadoras, universidades e cidadãos acompanhem e proponham melhorias.
Segundo a ministra Cármen Lúcia, “a urna eletrônica brasileira, auditável, segura e transparente, é hoje estudada no mundo inteiro como modelo”.
A inspeção ficará disponível até setembro de 2026, permitindo 40 formas diferentes de auditoria previstas na Resolução TSE nº 23.673/2021. Podem participar partidos políticos, Congresso Nacional, OAB, TCU, universidades com departamentos de tecnologia e cidadãos interessados, mediante solicitação ao TSE.
Secom
Com informações do TSE