Direitos Humanos

Direitos Humanos no TRE-GO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, celebrando o seu compromisso com a promoção e a defesa dos direitos humanos, com foco especial na equidade racial, de gênero e no enfrentamento de todas as formas de discriminação, apresenta este espaço institucional desenvolvido em consonância com os Pactos Nacionais do Judiciário pelos Direitos Humanos, pela Equidade Racial e pela Linguagem Simples.
O objetivo é garantir maior transparência, acesso à informação e articulação das ações voltadas à inclusão, diversidade e justiça social no âmbito da Justiça Eleitoral de Goiás.

Aqui, você encontrará:

  • Publicações institucionais e campanhas educativas;

  • Ações promovidas pelo Comitê de Direitos Humanos;

  • Cartilhas, pesquisas e materiais de formação sobre equidade racial e de gênero;

  • Legislação aplicável ao Poder Judiciário;

Este espaço é um convite ao diálogo, à escuta e ao compromisso coletivo com a construção de uma Justiça Eleitoral que valoriza a dignidade humana, reconhece a diversidade e atua de forma ativa na superação das desigualdades.

Por uma Justiça mais justa. Por uma sociedade mais igualitária.

Compromisso com a equidade, a dignidade e a justiça

O Comitê de Direitos Humanos do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás é uma instância deliberativa e permanente, instituída pela Resolução TRE-GO nº 407/2024, com o objetivo de promover e acompanhar políticas institucionais voltadas à proteção dos direitos fundamentais, à valorização da diversidade e à construção de um ambiente organizacional mais justo, seguro e inclusivo.

A atuação do Comitê está alinhada aos Pactos Nacionais do Poder Judiciário pelos Direitos Humanos, pela Equidade Racial e pela Linguagem Simples, com foco especial no enfrentamento às desigualdades raciais, de gênero, étnicas e sociais, no respeito às identidades e na promoção de uma cultura de não discriminação.

Entre suas atribuições estão:

I - Propor e acompanhar a implementação de políticas e ações afirmativas voltadas para a promoção da equidade racial, povos originários, diversidade e inclusão no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás;

II - Elaborar planos e programas de formação inicial e continuada sobre direitos humanos, gênero, raça e etnia, em conformidade com as orientações do Conselho Nacional de Justiça;

III - Promover ações de conscientização e combate ao racismo estrutural e outras formas de discriminação no ambiente de trabalho e na sociedade em geral;

IV - Realizar estudos e pesquisas para subsidiar a formulação de políticas e práticas institucionais voltadas para a equidade racial, povos originários, diversidade e inclusão;

V - Estabelecer parcerias e promover o diálogo com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa para o fortalecimento das ações do Comitê.

O Comitê é composto por representantes de diversas unidades do Tribunal, incluindo a Presidência, a Corregedoria Regional Eleitoral, a Diretoria-Geral, a Escola Judiciária Eleitoral e a Ouvidoria Regional Eleitoral, atuando de forma colegiada e articulada.

Justiça Eleitoral por uma sociedade mais igualitária, plural e comprometida com os direitos humanos.

 

ATAS DAS REUNIÕES

Ata da 1ª Reunião Deliberativa realizada em 27.02.2025 
Ata da 2ª Reunião Deliberativa realizada 15.04.2025

CARTILHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO TRE-GO 

Cartilha de Conscientização e Enfrentamento ao Racismo no TRE-GO é uma iniciativa do Comitê de Direitos Humanos voltada à promoção da equidade racial e ao combate às discriminações no ambiente institucional. Com linguagem acessível, o material apresenta conceitos fundamentais, orientações práticas e reflexões sobre o papel da Justiça Eleitoral na construção de uma cultura antirracista, plural e inclusiva.

PROTOCOLO DE JULGAMENTO COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

O protocolo de julgamento com perspectiva de Gênero, publicado pelo CNJ, após a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no caso Márcia Barbosa de Souza e outros vs.Brasil, orienta que julgamentos levem em conta as desigualdades de gênero e os estereótipos que afetam especialmente as mulheres. O objetivo é garantir decisões mais justas, sensíveis às vulnerabilidades e comprometidas com a igualdade.


PROTOCOLO DE JULGAMENTO COM PERSPECTIVA RACIAL

O Protocolo de julgamento com perspectiva racial orienta a magistratura a reconhecer o impacto do racismo estrutural nas decisões judiciais. Propõe uma escuta qualificada e uma atuação que valorize a equidade racial, promovendo julgamentos mais justos e antirracistas.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.