Salomão Afiune toma posse como Juiz-Membro do TRE/GO

Empossado ocupa o cargo de Substituto no Gabinete de Juiz de Direito II

Juiz-Membro Salomão Afiune posse

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, empossou nesta segunda-feira, 10 de maio, Salomão Afiune no cargo de Juiz-Membro Substituto do Gabinete de Juiz de Direito II da Corte regional para o biênio 2021/2023. O Juiz foi eleito no dia 14 de abril durante Sessão Ordinária do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

A solenidade de posse foi realizada no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e contou com a presença do Diretor-Geral, Wilson Gamboge, da Secretária Judiciária Fernanda Lucas, da Secretária de Administração e Orçamento, Giselle Castro e do Secretário de Tecnologia e Informática Frank Wendell. Dieb Abdon Afiune, Monica Abraháo Afiune e Oberdar Matias, familiares do Juiz empossado, também estiveram presentes.

Em seu discurso de posse, o Juiz-Membro Salomão Afiune ressaltou a importância do processo eleitoral para a democracia. ”Temos a necessidade de aproximar a Justiça Eleitoral do povo”, declarou. Ao concluir seu pronunciamento, registrou: “Espero exercer o cargo com imparcialidade e sabedoria.”

Currículo

Salomão Afiune é natural de Goiânia, filho de Abdulmassih Afiune e Namat Afiune.

É Juiz de Direito Titular do 3° Juizado Especial Cível de Goiânia desde 1994, Juiz Substituto Automático do 4°Juizado Especial Cível de Goiânia e Juiz Substituto Automático do 5° e do 6° Juizado Especial Cível de Goiânia. Também é Professor Horista da PUC/GO onde atualmente ministra a disciplina “Introdução ao Estudo de Direito”.

É especialista em Teoria Geral do Direito, Direito Agrário e Direito Civil pela Universidade Federal de Goiás.

Atuou como Juiz Titular das Comarcas de Itauçu e Paraúna e respondeu como Juiz Substituto pelas comarcas de Jandaia, Itaberaí e Inhumas.

Exerceu a função de Juiz Eleitoral da 134° e da 135° Zona de Goiânia, foi designado Juiz da Propaganda Eleitoral.

Foi Diretor do Fórum Eleitoral de Goiânia entre 2013 e 2015.

 

Composição dos Tribunais Regionais Eleitorais

De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por 7 juízes, sendo dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; e, por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

Ainda, de acordo com o mandamento constitucional, os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.