TRE-GO promove evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Programação inclui visita ao Memorial, palestra e apresentação musical

Na tarde desta quarta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sediou evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado mundialmente em 3 de dezembro. Organizada pela Assessoria Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão (ASPLAN) a ação teve início com a visita de 11 estudantes do Colégio Estadual José Lobo, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhados por cinco cães de suporte treinados pelo Centro Universal de Referência em Assistência Animal (C.U.R.A.A.). A programação contemplou visita ao Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, conduzida pelo historiador Filipe Petres e pelos museólogos Victoria Lôbo e Benedito da Silva, e à Biblioteca Valdo Teixeira, coordenada por Ingrid Teixeira Adara Lemos.
Em seguida, o evento teve continuidade no auditório Levino Emiliano dos Passos.
No discurso de abertura, o diretor-geral do TRE, Leonardo Sapiência Santos, ressaltou que “a data não é apenas simbólica; é um lembrete da nossa obrigação de planejar, executar e entregar a acessibilidade real para quem participa do processo democrático. A Justiça Eleitoral tem a responsabilidade de garantir que cada pessoa com deficiência vote com autonomia e segurança. No TRE, assumimos essa responsabilidade com método e resultado”. O diretor mencionou ainda o reconhecimento nacional do projeto “Mesário Voluntário Cego”, coordenado pela servidora Danielli de Araújo Oliveira nas Eleições 2024.
O assessor Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão, Luís Gustavo do Lago Quinteiro, destacou que “todas as sessões do Tribunal Pleno e todos os eventos institucionais contam com intérpretes de Libras. Em 2026, entregaremos 80 cadeiras de rodas às zonas eleitorais, ampliando o atendimento a eleitores com deficiência e a idosos com mobilidade reduzida. Também vamos realizar a terceira edição do projeto ‘Eleições Inclusivas’, com mais de 30 ações ligadas à estrutura, treinamentos e comunicação, sempre orientado pela escuta ativa e pelas demandas reais desse público.” Quinteiro reforçou ainda: “Nosso compromisso é permanente”.
Na sequência, a cantora e tecladista Fabrícia Eges, que possui baixa visão, realizou uma apresentação musical, interpretando músicas populares do Nordeste e do Brasil, além de composições autorais.
Encerrando a programação, o público assistiu à palestra do humorista Geraldo Magela, que abordou o tema de seu livro Um cego de olho no futuro. O artista compartilhou experiências pessoais relacionadas à sua cegueira e destacou aspectos pouco conhecidos sobre o início de sua trajetória.
Confira as fotos no álbum 1 e no álbum 2
Secom







