TRE-GO aprova Planejamento Integrado das Eleições 2026
Documento consolida estratégias, responsabilidades e gestão de riscos para assegurar transparência, segurança e eficiência na organização das eleições deste ano

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) aprovou, no dia 23 de dezembro, o Planejamento Integrado das Eleições 2026 (PIELE).
O documento foi desenvolvido para reunir as etapas e os procedimentos estratégicos do processo finalístico “Eleições”, integrante da cadeia de valor do Tribunal, conforme previsto na Portaria PRES nº 23/2025, alinhado às diretrizes do Planejamento Estratégico Institucional 2021–2026.
O objetivo do PIELE é promover a coordenação e o alinhamento das ações relacionadas ao processo eleitoral, com foco na definição de estratégias, no mapeamento de riscos, na distribuição de responsabilidades, na gestão de recursos e na adoção de medidas que assegurem a transparência e a segurança das eleições de 2026.
A elaboração do planejamento envolveu diversas unidades do Tribunal e representantes das zonas eleitorais, por meio da Comissão Permanente de Apoio à Estratégia e Integração das Zonas Eleitorais (INTEGRAZONAS). Entre julho e outubro de 2025, foram realizadas reuniões de planejamento voltadas à revisão e ao aprimoramento dos diagramas de escopo e de processos, à identificação dos responsáveis pelas atividades, à definição de prazos de execução, ao mapeamento de riscos, à definição de indicadores e à avaliação de propostas e oportunidades de melhoria, com base na análise das eleições anteriores.
Após a publicação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos normativos que nortearão o pleito deste ano, está prevista a revisão geral do Planejamento Integrado. Nos termos do art. 105 da Lei nº 9.504/1997, o TSE poderá expedir, até 5 de março de 2026, as instruções necessárias à execução da eleição.
SECOM

