TRE-GO se destaca em inovação do setor público
Projeto GuaIA alcançou a quarta posição entre 26 participantes

Nesta terça-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi homenageado na segunda edição do Prêmio de Inovação no Setor Público de Goiás, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-GO). A ferramenta GuaIA – Tecnologia de Inteligência Artificial para Combate à Desinformação no Processo Eleitoral – garantiu ao TRE a quarta colocação dos 26 concorrentes na premiação. O projeto estava entre os finalistas do prêmio, que seguiu em votação popular até 28 de agosto. A cerimônia oficial aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Lançada em 6 de agosto de 2024, a GuaIA foi criada em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) e busca combater a propagação de conteúdos falsos e manipulados, como as fake news e deepfakes, que distorcem a credibilidade da Justiça Eleitoral, prejudicando a democracia contemporânea. A ferramenta é um dos marcos pioneiros na gestão do presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.
A plataforma usa inteligência artificial para analisar publicações em sites, redes sociais, vídeos e áudios com o intuito de verificar a autenticidade dos conteúdos. As informações são cruzadas em rede e o sistema fornece uma escala de 0 a 100 pontos, indicando o grau de veracidade das postagens. Dessa forma, o projeto se consolida como um poderoso instrumento de apoio pericial e de proteção à integridade do processo eleitoral brasileiro.
A classificação do GuaIA entre as ganhadoras da premiação demonstra o avanço do uso da inteligência artificial no setor público e reitera a busca por soluções inovadoras em Goiás.
Participaram da cerimônia de premiação o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Frank Wendell Ribeiro, o assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo Quinteiro, e o professor do Instituto de Informática da UFG, Eliomar de Lima, chefe da equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema.
Secom