TRE-GO doa mobiliário e equipamentos à Fundação Frei Simão Dorvi

Entrega foi realizada na manhã desta terça-feira, no gabinete da Presidência

TRE-GO doa mobiliário e equipamentos à Fundação Frei Simão Dorvi

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, na manhã desta terça-feira (2), a doação de mobiliário, materiais de escritório e equipamentos de informática à Fundação Frei Simão Dorvi, instituição sediada na cidade de Goiás e dedicada à preservação cultural e histórica. A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência e contou com a presença da vice-presidente da Fundação, Maria Dulce Teixeira, além do presidente da Câmara Municipal de Goiás, César Caiado, acompanhado da esposa, Ana Maria de Souza. Também estiveram presentes o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência, o secretário de Administração e Orçamento, Humberto Vilani, e o jornalista do Tribunal de Justiça de Goiás, Bruno Rocha.

IMG_5782-Aprimorado-NR

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou a importância da iniciativa social da Corte, que, além da missão jurisdicional, tem buscado atender instituições em todo o estado. “O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, na gestão que está em curso, sempre teve uma preocupação muito grande com a atividade jurisdicional, que é a sua atividade precípua. Mas, com uma nota de realce, também desenvolve uma atividade social”, afirmou. Ele ressaltou ainda o vínculo afetivo com a cidade de Goiás, lembrando sua trajetória pessoal e as raízes na região. “Fazer esta destinação para as instituições de Goiás tem para mim um significado especial, por esses vínculos que, quero crer, são inquebrantáveis. Costumo dizer que lá está o pó do meu passado”, declarou.

IMG_5814-Aprimorado-NR

Em sua fala, a vice-presidente da Fundação Frei Simão Dorvi, Maria Dulce Teixeira, agradeceu a doação e destacou a relevância do apoio recebido pelo TRE-GO. “Nós o nomeamos embaixador de Goiás, por tantas coisas que o senhor tem beneficiado a cidade, principalmente as instituições. Trabalhar em uma instituição privada hoje é muito difícil e nós só temos gratidão”, afirmou. Ela explicou que o material recebido será essencial para a preservação de documentos históricos da cidade. “Estamos digitalizando todas essas documentações, que são do começo de Goiás. O nosso acervo talvez seja o maior do início da província, por isso é preciso preservar”, completou.

Na ocasião, Maria Dulce presenteou o presidente do TRE-GO com três obras que resgatam importantes aspectos da história política e cultural do estado: Mauro Borges e a crise político-militar de 1961 em Goiás - Movimento da Legalidade, de autoria da própria Maria Dulce Loyola Teixeira; O velho cacique Pedro Ludovico Teixeira, de Luiz Alberto de Queiroz; e As teses de Pedro Ludovico e Brasil Caiado - Uma contribuição à história da medicina, de Rildo Bento de Souza e Jales Guedes Coelho Mendonça.

IMG_5840-Aprimorado-NR

Maria Dulce também aproveitou a ocasião para convidar o presidente do TRE-GO a participar das comemorações dos 300 anos da cidade de Goiás, que envolverão grupos de trabalho voltados à arte, educação, preservação e saneamento. 

A doação reforça a atuação social do TRE-GO em apoio a instituições do estado e reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com o fortalecimento da memória, da cultura e do patrimônio histórico de Goiás.

Confira o álbum de fotos. 

Secom

Acesso rápido