Presidente do TRE-GO participa de reunião com novo presidente do STF
Ministro Edson Fachin reafirma confiança no sistema eleitoral brasileiro e compromisso com o combate à desinformação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou, nesta terça-feira (30), de reunião com o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, empossado no cargo no dia anterior. O encontro reuniu presidentes e representantes de tribunais de todo o país em Brasília (DF) e marcou o primeiro dia da gestão do ministro à frente da Suprema Corte.
Em sua fala, o ministro Fachin prestou homenagem ao trabalho realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reiterou a confiança no sistema de votação brasileiro, ressaltando o orgulho institucional com o modelo adotado no país. Segundo ele, a defesa do sistema eleitoral será reafirmada “quantas vezes for necessário”.
O presidente do STF também destacou o compromisso no combate à desinformação, classificando as fake news como fator de corrupção do processo democrático. Fachin manifestou especial preocupação com a disseminação de conteúdos falsos produzidos com uso de inteligência artificial e reforçou que essa será uma “empreitada dura”, que contará com o engajamento do Supremo.
Pautas da reunião
Além da defesa da democracia e do fortalecimento da confiança no processo eleitoral, a reunião tratou de outras iniciativas prioritárias da nova gestão do STF:
- Pena Justa – execução do plano que busca controlar a entrada e a superlotação dos presídios, além de promover empregabilidade e reinserção social dos egressos;
- Racismo Zero – lançamento de medidas de enfrentamento à desigualdade racial, incluindo um Mutirão Racial voltado à redução do passivo de processos sobre o tema;
- Integridade e transparência – criação do Observatório de Integridade e Transparência, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para monitorar, prevenir e corrigir condutas inadequadas no sistema de Justiça;
- Justiça do Trabalho – reafirmação do compromisso com o fortalecimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a proteção dos direitos garantidos pela Constituição.
Ao final, o ministro Edson Fachin reforçou que sua gestão será marcada pelo diálogo com todos os tribunais do país e pela busca de maior aproximação entre o Judiciário e a sociedade.
Secom