Projeto do TRE-GO é finalista do Prêmio Justiça Eleitoral do TSE

Iniciativa “Eleições Inclusivas – 1º Mesário com Deficiência Visual” representa Goiás entre as 21 finalistas da premiação nacional

Projeto do TRE-GO é finalista do Prêmio Justiça Eleitoral do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, na sexta-feira (24), as 21 iniciativas finalistas da 1ª edição do Prêmio Justiça Eleitoral, que reconhece boas práticas desenvolvidas por servidores, magistrados, instituições parceiras e cidadãos em todo o país. Entre os projetos selecionados está o “Eleições Inclusivas - 1º Mesário com Deficiência Visual”, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que concorre na categoria Mesário Exemplar.

A iniciativa goiana ganhou destaque nacional ao promover a inclusão e o protagonismo de pessoas com deficiência visual no processo eleitoral, sendo amplamente repercutida em veículos de comunicação como o Jornal Nacional e o Bom Dia Brasil. Desenvolvido pela 1ª Zona Eleitoral de Goiás em 2024, o projeto apresentou o primeiro mesário com deficiência visual completa a atuar nas eleições — o voluntário Veimatos Caldeira Duarte, que exerceu suas funções de forma exemplar, confirmando os dados dos eleitores durante o pleito.

A iniciativa, capitaneada pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, foi conduzido pela juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti e pela então chefe de cartório, Danielli Prado, que coordenaram o processo de adaptação e capacitação do mesário, com uso do leitor de tela NVDA para leitura de documentos.

Os vencedores do Prêmio Justiça Eleitoral serão conhecidos no dia 10 de dezembro, durante cerimônia na sede do TSE, em Brasília, quando serão entregues troféus e diplomas aos premiados.

Reconhecimento à inovação e à cidadania

Instituído pelo Edital nº 2/2025 (Portaria TSE nº 210/2025), o prêmio tem o objetivo de valorizar práticas que contribuam para o fortalecimento da democracia, a ampliação da cidadania e o aprimoramento dos serviços da Justiça Eleitoral. As iniciativas foram avaliadas em sete categorias:

  • Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral
  • Combate à Desinformação
  • Eficiência na Comunicação
  • Redução das Desigualdades de Gênero, Raça, Etnia e Idade
  • Acesso à Justiça Eleitoral
  • Eleitor Comprometido
  • Mesário Exemplar

Ao todo, foram 327 projetos inscritos em todo o país. Após as etapas de análise, a Comissão Julgadora, instituída pela Portaria TSE nº 415/2025, selecionou as três melhores iniciativas em cada categoria.

Valorização do serviço público e da democracia

O Prêmio Justiça Eleitoral é uma iniciativa inédita do TSE que reconhece o trabalho e o comprometimento de servidores e instituições voltados ao aprimoramento da gestão, da transparência e da inclusão no processo eleitoral. Para o TRE-GO, a presença entre os finalistas reforça o papel da instituição como referência nacional em inclusão, cidadania e inovação.

Além do prêmio, o TSE também concederá o Selo de Qualidade Eleitoral, que homenageará os Tribunais Regionais Eleitorais com atuação de destaque nas áreas jurisdicional e administrativa.

Secom

Com informações do TSE

Acesso rápido