CNJ realiza pesquisa nacional sobre a percepção da sociedade em relação ao Poder Judiciário
Pesquisa busca avaliar o funcionamento e a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário em todo o país

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou a segunda edição da pesquisa voltada à avaliação da percepção do público sobre os serviços prestados pelo Poder Judiciário brasileiro. A iniciativa integra o Macrodesafio Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade, previsto na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, instituída pela Resolução CNJ nº 325/2020.
O levantamento, conduzido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), tem como objetivo diagnosticar como a sociedade percebe o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelo Judiciário. A partir das respostas coletadas, será possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos cidadãos no acesso à Justiça, na tramitação e acompanhamento processual e na efetividade da garantia de direitos.
Além disso, a pesquisa busca reunir opiniões e sugestões sobre possíveis aperfeiçoamentos dos serviços jurisdicionais, contribuindo para o planejamento e o desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento do sistema de Justiça em todo o país.
O formulário da pesquisa estará disponível entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro de 2025 e pode ser acessado pelo link:
https://formularios.cnj.jus.br/pesquisa-sobre-percepcao-e-avaliacao-do-poder-judiciario-brasileiro/
Secom

