José Godinho Filho é empossado como desembargador eleitoral

Magistrado assume como substituto no Gabinete de Juiz Federal

José Godinho Filho é empossado como desembargador eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, empossou, na tarde desta terça-feira (25), José Godinho Filho, como desembargador eleitoral substituto do Gabinete de Juiz Federal.

A solenidade foi realizada no Plenário Desembargador Geraldo Salvador de Moura, com a participação do vice-presidente e corregedor, desembargador Ivo Favaro; os desembargadores eleitorais Rodrigo de Melo Brustolin, Laudo Natel Mateus, Adenir Teixeira Peres Júnior, Stefane Fiúza Cançado Machado e Mark Yshida Brandão; e o procurador regional eleitoral, Éverton Pereira Aguiar Araújo. O desembargador José Paganucci Júnior acompanhou a cerimônia por videoconferência.

IMG_2337

Designada para proferir discurso de boas-vindas ao novo integrante do Pleno, a desembargadora eleitoral Stefane Fiúza destacou a abrangente experiência profissional do empossado: “Vossa Excelência representa não apenas um reforço à composição deste Tribunal, mas o ingresso de um magistrado cuja trajetória revela profundo comprometimento com a justiça, com o serviço público e com a integridade das instituições. Sua trajetória reúne quase três décadas de dedicação ao serviço público, marcadas por atuações relevantes, experiência jurídica sólida e desempenho exemplar em diferentes instituições, do Ministério Público à Magistratura Federal, incluindo varas criminais, turmas recursais, direção do foro e participação em órgãos estratégicos de combate à corrupção.”

IMG_2305

Na sequência, o procurador regional eleitoral, Éverton Araújo, saudou o desembargador eleitoral em nome do Ministério Público Eleitoral. “Parabenizo-o por este momento e por sua trajetória brilhante, uma carreira que exalta o direito. Desejo que estes próximos dois anos sejam anos de muita maturidade e trabalho, porque, como foi dito, hoje não lidamos apenas com questões jurídicas: vivemos um ambiente extremamente polarizado, em que não importa a decisão que se tome, sempre será criticada por algum lado. Com serenidade, vamos conduzir os trabalhos nos próximos dois anos”, declarou.

IMG_2316

Em seu pronunciamento, José Godinho Filho ressaltou o significado institucional da posse: “Este momento solene não é para mim apenas uma formalidade protocolar, mas representa a reafirmação de um compromisso inadiável com os pilares da democracia e com a ética republicana que deve, inequivocadamente, nortear cada etapa do processo eleitoral. Por todos é sabido que a Justiça Eleitoral é o alicerce fundamental que sustenta a legitimidade das escolhas populares, garantindo que a voz de cada cidadão seja não apenas ouvida, mas rigorosamente respeitada”.

IMG_2328

O magistrado manifestou ainda sua disposição em atuar com rigor técnico e equilíbrio: “É meu compromisso atuar, no momento em que for chamado, com a celeridade e a firmeza exigidas pela função, zelando para que o processo eleitoral opere estritamente dentro dos balizamentos constitucionais e legais, garantindo igualdade de oportunidade a todos os concorrentes e a máxima lisura do pleito.”

Ao final da solenidade, o presidente da Corte saudou o empossado, desejando-lhe uma profícua atuação no Colegiado.

A cerimônia foi prestigiada por magistrados, advogados, servidores do Tribunal, familiares e amigos de Godinho.

Perfil

José Godinho Filho é juiz federal, natural de Goiânia (GO), graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Aprovado em diversos concursos jurídicos, iniciou sua carreira como promotor de Justiça em 1995, com atuação nas comarcas de Goiânia, Formosa e Anápolis. Optou posteriormente pela magistratura federal, à qual ingressou em 1999,  servindo na Justiça Federal do Distrito Federal e, depois, na Seção Judiciária de Goiás, onde atuou por quase seis anos na 5ª Vara Federal, com competência penal.

Foi membro do PROVITA/GO, da Turma Recursal dos Juizados Especiais e recebeu distinções como a Medalha Tiradentes (2005) e o Diploma Mérito pela Vida (2006). Promovido a juiz federal titular em 2006, exerceu funções na Seção Judiciária do Tocantins, incluindo a presidência da Turma Recursal, a direção do foro e a participação no Tribunal Regional Eleitoral daquele estado.

Confira o álbum de fotos

Secom

Acesso rápido