Presidente prestigia posse da nova diretoria da Aflag

Andréa Teixeira é a nova dirigente da entidade

Presidente prestigia posse da nova diretoria da Aflag

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou, na manhã desta quarta-feira (28), da Sessão Magna de Posse da nova Diretoria da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). A solenidade, realizada no auditório Célia Coutinho Seixo de Brito, marca a transmissão da Presidência da instituição para a musicista Andréa Luísa de Oliveira Teixeira, eleita em 27 de março deste ano para a gestão 2025-2027.

Em seu pronunciamento, o líder da Corte Eleitoral goiana parabenizou Elizabeth Caldeira pela gestão anterior, elogiando o primoroso trabalho desenvolvido. O desembargador saudou a nova presidente da Aflag, declarando que não a conhecia pessoalmente, “embora conhecesse os seus ontens, porque a sua fama a precede de longe”. “A você, Andréa, quero desejar-lhe sorte, felicidade à frente desta confraria. Embora seja sinapismo em perna de pau, porque o seu nome é sucesso”, encerrou o magistrado.

IMG_9779-Aprimorado-NR

A ex-presidente Elizabeth Caldeira agradeceu publicamente o veículo doado à Aflag pelo TRE-GO, por iniciativa do presidente Veiga Braga. “Pelo seu ato de empatia e apoio cultural, não só com a Aflag, mas também com várias academias goianas, o desembargador recebeu da Aflag o título de sócio benemérito da entidade”, anunciou. O magistrado declarou, em seu pronunciamento, o fundamento de suas ações: “Não sou mecenas, não sou benfeitor. O que faço é reconhecimento. O que faço é me entregar às atividades culturais do meu estado. O que faço é trazer para a ribalta aquilo que muitos querem debaixo do tapete: não dar visibilidade às atividades culturais”.

IMG_9742-Aprimorado-NR

A presidente empossada da Aflag agradeceu a todos que confiaram a ela tal missão e discorreu sobre a honra e o senso de responsabilidade com que assume a função. “Ocupar este lugar é, antes de tudo, um ato de resistência, de escuta e de construção coletiva. É com esse espírito que agradeço também à diretoria que toma posse comigo hoje. Desejo que nossa gestão seja guiada por princípios como acesso, diversidade, diálogo e transmissão de saberes. A arte e a cultura devem chegar a todos, não como privilégio, mas como direito”, ensejou.

Presenças

Também compuseram a mesa diretiva a professora Nancy Ribeiro, acadêmica que dá nome ao ano cultural da Aflag; a representante da Secretaria Municipal de Cultura, Adriana Alves Ferreira Godinho; a secretária de Estado da Cultura de Goiás, Iara Nunes; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Jales Guedes Coelho Mendonça; a secretária de cultura do município de Goiás, Goiandira Ortiz; a pró-reitora de extensão e cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Luana Ribeiro; e a vice-prefeita da Cidade de Goiás, Zilda Lôbo.

Aflag

A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás foi fundada em 9 de setembro de 1969 com o objetivo de criar um espaço de arte e cultura para que as mulheres daquele tempo pudessem dar visibilidade às artes por elas produzidas, contribuindo, sobremaneira, para mudar as narrativas históricas, de então, com relação ao gênero feminino. Hoje, a instituição segue buscando incentivar, apoiar e promover a literatura, a música, as artes plásticas e cênicas goianas, brasileiras e estrangeiras e, ainda, fornecer subsídios para o aprimoramento da língua pátria e para a elevação do nível literário e artístico goianos.

IMG_9769-Aprimorado-NR

Confira as fotos da solenidade.

Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.