TRE-GO participa do I Encontro LGBTQIA+ Justiça promovido pelo CNJ

Evento reforçou o papel do Judiciário na promoção dos direitos e da inclusão da população LGBTQIA+

TRE-GO participa do I Encontro LGBTQIA+ Justiça promovido pelo CNJ

O Comitê de Direitos Humanos do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) participou do I Encontro LGBTQIA+ Justiça, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, nos dias 25 e 26 junho. O Regional goiano foi representado pela servidora da Ouvidoria Vanessa Vaz.

Com o objetivo de fortalecer os direitos da população LGBTQIA+ e promover um sistema de Justiça mais inclusivo, o evento reuniu magistrados, especialistas e representantes de entidades públicas para debater políticas de enfrentamento à violência e à discriminação.

Durante os painéis, destacou-se o uso do Formulário Rogéria, ferramenta desenvolvida pelo Observatório de Direitos Humanos do CNJ em parceria com a artista Daniela Mercury, que visa aferir a situação de risco vivido por pessoas LGBTQIA+ no atendimento pelo sistema de Justiça. Também foi reforçada a urgência da capacitação em gênero e raça para profissionais da segurança pública e do Judiciário, além da observância da equidade de gênero nas contratações públicas, conforme previsto em lei.

Com dados alarmantes sobre a violência enfrentada pela população LGBTQIA+, o encontro reforça o compromisso do CNJ e dos Tribunais em promover uma justiça plural, democrática e voltada à dignidade humana.

Confira as fotos do evento.

Secom

Acesso rápido