TRE-GO participa da transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás

Atos solenes e visitas institucionais marcaram evento que celebra a história e os Poderes constituídos em Vila Boa

TRE-GO participa da transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás

Como parte da tradição anual de transferência simbólica da capital do estado para a antiga Vila Boa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou da cerimônia de instalação dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo na cidade de Goiás. A solenidade foi realizada ontem (28), em frente ao Palácio Conde dos Arcos, onde funcionava a sede do governo estadual. 

DEB01660

Na ocasião, as bandeiras do Brasil, do estado e da cidade de Goiás foram hasteadas, respectivamente, pelo governador Ronaldo Caiado, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim. 

DEB01831

Em seguida, o termo de transferência dos Poderes foi assinado na presença da procuradora-geral de Justiça em exercício, Sandra Mara Garbelini;  do defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório;  do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Helder Valin; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; e da subsecretária da Casa Civil do Estado, Emília Munhoz, além de autoridades locais e civis. 

Confira as fotos da solenidade.

Visitas institucionais

Na manhã desta terça-feira (29), o presidente integrou a comitiva que realizou visitas institucionais às sedes do Ministério Público, do Fórum da Comarca de Goiás e da Defensoria Pública Geral do Estado de Goiás.

DEB02537

Durante a visita à sede do Poder Judiciário, o desembargador Veiga Braga comunicou, em pronunciamento, que esta foi sua última participação na tradicional transferência simbólica da capital, em razão do término de seu mandato à frente da Corte Eleitoral em 2026. “Como presidente do TRE, é a última oportunidade em que participo da transferência da capital. Dispenso-me de exaltar a grandiosidade deste momento. Já ouvimos, já falamos, já o sabemos”, afirmou. Em seguida, declarou: “No dia 30 de abril, quando passarei o TRE ao meu sucessor ou sucessora, sairei com a fatura liquidada. Nada deverei. Estarei em crédito com a sociedade.” Ao final, o desembargador reiterou seu compromisso com o estado e com a população goiana: “Presido a Justiça Eleitoral de Goiás, mas, acima de tudo, sou cidadão. Não tenho compromissos ideológicos. Não tenho compromissos político-partidários. Mas tenho compromisso com o meu povo. Tenho compromisso com a minha terra.”

DEB02170

À tarde, o presidente participará da instalação da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, visitará a obra do cartório eleitoral do município, concederá entrevista à Rádio Nova Fogaréu e, às 18h, estará presente na solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.

Confira as fotos das visitas.

Secom 

Acesso rápido