Presidente do TRE-GO participa de solenidade da Ordem do Mérito Anhanguera na cidade de Goiás
Cerimônia de outorga da mais alta honraria do governo estadual é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou, na noite de ontem (29), da solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, realizada na cidade de Goiás.
A outorga da comenda integra a tradicional cerimônia do governo estadual, que simboliza a transferência dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo de Goiás para a antiga “Vila Boa”, primeira capital do estado.
Em 2024, o presidente Veiga Braga foi agraciado pelo governador Ronaldo Caiado com a comenda no grau Grã-Cruz, a mais alta insígnia concedida pelo Executivo estadual.
Este ano, receberam a honraria quatro integrantes da Corte Eleitoral goiana: os desembargadores eleitorais Rodrigo Brustolin e Laudo Natel Mateus; o diretor-geral, Leonardo Sapiência; o coordenador da Secretaria Judiciária Maurício Simplício do Nascimento; e a chefe do cartório da 95ª Zona Eleitoral de Jussara, Roneide Moreira Domingues Maia.
Também foram condecorados o desembargador federal do TRF1, Marcelo Albernaz; o professor doutor da Universidade de Coimbra, Ibsen José Casas Noronha; e a advogada Jordana Rodrigues Di Araújo.
O evento ocorreu na Praça do Chafariz e contou com a participação de várias autoridades estaduais e nacionais.
Reconhecimento
A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479, de 24 de junho de 1975. Sua finalidade é agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do estado de Goiás.
A honraria é dividida em três graus, respectivamente: Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador. O governador é o Grão-Mestre da Ordem, ou seja, o responsável por realizar as nomeações e promoções.
Secom