Presidente do TRE-GO participa de entrevista especial na cidade de Goiás
Ao lado do professor Ibsen Noronha, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga destacou a parceria com a Universidade de Coimbra e refletiu sobre justiça, formação jurídica e cultura

Em visita à cidade de Goiás, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, concedeu uma entrevista especial para a Rádio Nova Fogaréu, ao lado do jurista Ibsen Noronha, professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O encontro, conduzido pelo jornalista Alex Pereira, ocorreu ontem (29), por ocasião da programação da tradicional transferência simbólica da capital do estado e abordou temas como justiça, formação jurídica, cultura e cooperação institucional entre o Brasil e Portugal.
Na última quinta-feira (24), o professor Ibsen Noronha foi homenageado com o Colar do Mérito Eleitoral Jorge de Moraes Jardim, a mais alta honraria concedida pela Justiça Eleitoral goiana, em reconhecimento à sua atuação na promoção do termo de cooperação firmado entre o TRE-GO e a Universidade de Coimbra. A parceria viabiliza a qualificação de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral em programas de doutoramento na instituição portuguesa, uma das mais antigas do mundo.
O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga ressaltou que o reconhecimento ao professor Noronha não se deu por generosidade, mas por justiça. “Em verdade, a Comenda Desembargador Jorge Morais Jardim é a maior honraria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. E ela foi concedida, conferida, outorgada ao professor Noronha não por graça, mas por reconhecimento e por justeza.”, afirmou.
Sobre a parceria institucional, o presidente afirmou: “Essa possibilidade, essa junção TRE-Coimbra é a possibilidade que temos e que o professor e a Universidade nos oferecem de não sermos um homem maldito. Praticar a justiça no dia a dia e sermos melhores. E isso é um proveito do aprendizado.”
Durante a entrevista, o professor compartilhou sua trajetória acadêmica e destacou a importância da formação humanista para os profissionais do Direito. “A justiça é uma virtude. E como toda virtude, deve ser praticada todos os dias. Um jurista não pode abrir mão da literatura, da filosofia, da arte e da teologia. Isso nos dá profundidade e nos torna capazes de perceber a realidade com mais sutileza”, afirmou. Noronha também reforçou a relevância da tradição como elo entre os povos, citando a longa história de estudantes brasileiros em Coimbra, iniciada ainda no século XVI.
Atualmente, a Universidade de Coimbra conta com cerca de cinco mil estudantes brasileiros matriculados, sendo considerada a maior universidade “brasileira” fora do país. “A diplomacia universitária é a mais eficaz de todas. É nas universidades que se forma o jurista, o diplomata, o político. E é do silêncio do claustro que nascem as verdadeiras mudanças”, refletiu o professor.
Ao final da entrevista, transmitida também pelo YouTube, o presidente do TRE-GO dedicou ao público goiano a homenagem feita ao professor, destacando sua contribuição à formação jurídica e ao fortalecimento da Justiça Eleitoral. “Eu não poderia deixar de brindar Goiás, a minha querida heráldica Vila Boa, com essa belíssima entrevista do professor Ibsen Noronha”, concluiu.
Estiveram presentes no estúdio da Rádio Nova Fogaréu o desembargador eleitoral Rodrigo Brustolin e o procurador do estado Ronald Bicca.
Ibsen Noronha também foi homenageado na noite de ontem com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgada pelo governador Ronaldo Caiado a personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado.
Confira a entrevista na íntegra.
Secom