TRE-GO marca presença no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário em Florianópolis
Presidente da Corte e equipe acompanham debates estratégicos que norteiam a atuação do Judiciário brasileiro e participarão da definição das metas nacionais para 2026

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, lidera a participação da Justiça Eleitoral goiana no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), iniciado na noite desta segunda-feira (1º), em Florianópolis (SC). Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento reúne presidentes de tribunais, magistrados, especialistas e gestores de todo o país para definir diretrizes estratégicas, fortalecer a governança e aprimorar a prestação jurisdicional.
O magistrado está acompanhado por sua esposa, Elìna Borges, pelo desembargador eleitoral Rodrigo Brustolin, presidente do Comitê Gestor das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça, e pela juíza eleitoral Marina Buchdid, além da delegação técnica do TRE-GO, composta pela assessora de Gestão e Informação de Órgãos Externos, Ilana Ayres; pela assessora de Planejamento, Governança e Gestão da Vice-Presidência e Corregedoria, Melissa Valente; pelo assessor de Planejamento, Governança e Gestão da Secretaria Judiciária, Sílvio de Morais Filho; pelo assessor de Planejamento, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo Quinteiro; pelo secretário de Comunicação Social e Cerimonial, Brazil Nunes; e pela assistente de imprensa, Maria Thereza Rodrigues. A equipe acompanha painéis temáticos voltados à inovação, eficiência e transformação digital no Judiciário.

Nesta edição, o ENPJ destaca os avanços já alcançados pelo sistema de Justiça e os desafios que orientarão o futuro da prestação jurisdicional no país. Para marcar a abertura, duas palestras magnas trouxeram análises sobre o cenário atual do Judiciário e tendências para as próximas décadas.

A ministra Ellen Gracie, ex-presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou o tema “CNJ – 20 anos depois: o que mudou no sistema de justiça?”, ressaltando as inovações institucionais que contribuíram para a modernização da Justiça brasileira, como a padronização de dados processuais, a expansão do processo eletrônico e o fortalecimento da governança administrativa.
Em seguida, o professor Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), abordou os desafios contemporâneos e futuros do Judiciário em sua palestra “O Poder Judiciário dos próximos 20 anos: o que esperar?”, destacando o papel da tecnologia, a ampliação do acesso à justiça e a importância da confiança institucional para a democracia.
O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário segue até a noite desta terça-feira (2), com a apresentação das metas do Judiciário para o próximo ano e a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2025, que reconhece o desempenho dos tribunais brasileiros em governança, inovação, eficiência e transparência.
Acesse à íntegra da programação.
Secom

