TRE-GO conclui planejamento das Eleições 2026 com antecedência inédita

Documento estratégico antecipa ações, mapeia riscos e integra unidades para garantir transparência, segurança e eficiência no processo eleitoral

Planejamento Integrado das Eleições (PIELE) 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) concretizou uma iniciativa estratégica ao concluir seu Planejamento Integrado das Eleições (PIELE) para o pleito de 2026 com meses de antecedência, finalizando o documento em novembro de 2025. Este esforço destaca o compromisso do Tribunal com o constante aperfeiçoamento do processo eleitoral, cumprindo sua missão institucional como guardião da cidadania. O objetivo principal do PIELE 2026 é assegurar a transparência e a segurança do processo, coordenando e alinhando as ações necessárias por meio da definição de estratégias, mapeamento de riscos, distribuição de responsabilidades e gestão de recursos.

Segundo o assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo do Lago Quinteiro, “a elaboração deste plano abrangente foi resultado da atuação integrada de diversas unidades do Tribunal e representantes das Zonas Eleitorais, que participaram por meio da Comissão Permanente de Apoio à Estratégia e Integração das Zonas Eleitorais (INTEGRAZONAS). Foram revisados e aprimorados os diagramas de escopo e de processos, identificados os responsáveis pelas atividades, e definidos os prazos de execução, além de serem avaliadas propostas de melhoria baseadas em eleições anteriores”.

O escopo do PIELE 2026 é vasto e detalhado, englobando o mapeamento de 23 processos que cobrem todas as etapas do ciclo eleitoral, desde o cadastro de eleitores até a diplomação dos eleitos. Processos cruciais como o Registro de Candidaturas, a Manutenção e Distribuição das Urnas Eletrônicas, a Geração de Mídias, e a Captação e Treinamento de Mesários estão detalhadamente planejados. Para garantir o monitoramento eficaz, a execução do planejamento será acompanhada por meio de painéis de Business Intelligence (BI), que possibilitarão o monitoramento em tempo real do desempenho das atividades, facilitando ajustes e correções tempestivas.

O planejamento não apenas organiza a logística, mas também foca em iniciativas transversais como o Combate à Desinformação, a promoção de Eleições Inclusivas e a atuação de Observadores Internacionais. Embora o documento seja dinâmico e preveja uma revisão geral no início de 2026 após a publicação das normas das Eleições 2026 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a conclusão antecipada do PIELE permite ao TRE-GO garantir o alinhamento estratégico de diversas atividades que independem das normas específicas que ainda serão aprovadas.

 

 Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.