Jornalistas publicam versão inédita da obra “Os Inquilinos da Casa Verde”

Livro resgata memória política de Goiás e atualiza trabalho iniciado por Hélio Rocha

Jornalistas publicam versão inédita da obra “Os Inquilinos da Casa Verde”

Na tarde desta quarta-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu o lançamento da edição atualizada do livro “Os Inquilinos da Casa Verde – Governos de Goiás de Pedro Ludovico a Ronaldo Caiado”, de autoria dos jornalistas Ana Cláudia Rocha e Bruno Rocha.  O evento foi realizado no Espaço Cultural Carmo Bernardes, na sede do TRE-GO, e reuniu familiares, amigos, autoridades, jornalistas, artistas e outros representantes da sociedade civil.

IMG_6138

Em discurso de abertura, o presidente da Corte, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ressaltou o papel do Tribunal na viabilização da iniciativa, ao mencionar o clima de efervescência cultural que ocorre em Goiás. “É com inesquecível alegria e contentamento que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás permite a transposição de seus cancelos, abrindo seus espaços para essa divulgação, para essa publicação, para oferecer à comunidade, às intelectualidades e ao povo em geral uma obra de grande registro histórico, porque preserva a memória de todos aqueles que ocuparam o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Palácio das Esmeraldas. Encerrarei o meu ciclo à frente do Tribunal, no ano que se finda, com essa majestosa obra”, afirmou.

IMG_6202

Em seu pronunciamento, Bruno Rocha destacou que o lançamento do livro ocorre justamente no local onde as pesquisas iniciais para a obra foram conduzidas. “Na segunda metade da década de 1990, meu pai e eu fomos muito bem recebidos nesta sede da Justiça Eleitoral para a conferência dos resultados das eleições, dos números, da leitura das atas e de todas as informações que poderiam ser úteis para o nosso trabalho. É um pedaço rico da recente, mas movimentada, política goiana dos últimos 88 anos”, relatou.

IMG_6230

A co-autora, Ana Cláudia Rocha, salientou que o exemplar é “uma leitura agradável e leve, a obra reúne muitas informações precisas e importantes. Temos também uma grande reserva de informações curiosas, que trazem uma memória da qual precisamos. O Brasil precisa trabalhar sua memória, sua história, sua cultura. Como jornalista, para mim, foi um grande aprendizado atualizar essa obra, revisar os textos, editar e escrever”.

IMG_6268

Durante o evento, a Editora Kelps prestou uma homenagem póstuma ao autor da primeira edição, Hélio Rocha, com a entrega de uma placa de honra ao mérito para o escritor. O editor, Leandro Almeida, enfatizou o processo de atualização e a importância da preservação da memória goiana. “Quando fomos procurados para tratar da nova edição da obra, reconhecemos o valor do legado construído por Hélio Rocha e a importância de dar continuidade a esse trabalho. Esse resgate, conduzido por Bruno Rocha e Ana Cláudia Rocha, contribui para manter registrada a memória política de Goiás e atualizar o conteúdo para as novas gerações”.

IMG_6299

No encerramento, os autores também participaram de uma sessão de autógrafos, que contou com a apresentação musical do trio de jazz Mirian Marques Trio.

Sobre a obra:

Inicialmente lançada em 1998, “Inquilinos da Casa Verde” foi escrita pelo autor Hélio Rocha, falecido em março de 2024. A nova versão foi conduzida por Bruno Rocha, filho de Hélio, e Ana Cláudia Rocha, irmã do escritor. O projeto teve como propósito atender a um público amplo, incluindo pesquisadores, jornalistas, estudantes, agentes políticos e a sociedade em geral.

Ao identificar a ausência de registros completos sobre a política goiana após a Revolução de 1930, Hélio Rocha buscou preencher essa lacuna ao demonstrar como Goiás se destacou no cenário nacional. O conteúdo revisita momentos marcantes da história, incluindo a transferência definitiva da capital para Goiânia e as transformações que impulsionaram o desenvolvimento do estado ao longo do século XX.

IMG_6322

Fruto de pesquisas históricas, o livro também registra a trajetória dos governadores que ocuparam o Palácio das Esmeraldas, desde Pedro Ludovico, o primeiro “inquilino”, até o atual chefe do Executivo, Ronaldo Caiado. Além disso, a publicação contempla entrevistas com 13 dos 16 governadores do período analisado, ao contextualizar as relações políticas nacionais e os grandes desafios enfrentados por cada gestão.

Confira o álbum de fotos

Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.