Jornalistas publicam versão inédita da obra “Os Inquilinos da Casa Verde”
Livro resgata memória política de Goiás e atualiza trabalho iniciado por Hélio Rocha

Na tarde desta quarta-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu o lançamento da edição atualizada do livro “Os Inquilinos da Casa Verde – Governos de Goiás de Pedro Ludovico a Ronaldo Caiado”, de autoria dos jornalistas Ana Cláudia Rocha e Bruno Rocha. O evento foi realizado no Espaço Cultural Carmo Bernardes, na sede do TRE-GO, e reuniu familiares, amigos, autoridades, jornalistas, artistas e outros representantes da sociedade civil.
Em discurso de abertura, o presidente da Corte, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ressaltou o papel do Tribunal na viabilização da iniciativa, ao mencionar o clima de efervescência cultural que ocorre em Goiás. “É com inesquecível alegria e contentamento que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás permite a transposição de seus cancelos, abrindo seus espaços para essa divulgação, para essa publicação, para oferecer à comunidade, às intelectualidades e ao povo em geral uma obra de grande registro histórico, porque preserva a memória de todos aqueles que ocuparam o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Palácio das Esmeraldas. Encerrarei o meu ciclo à frente do Tribunal, no ano que se finda, com essa majestosa obra”, afirmou.
Em seu pronunciamento, Bruno Rocha destacou que o lançamento do livro ocorre justamente no local onde as pesquisas iniciais para a obra foram conduzidas. “Na segunda metade da década de 1990, meu pai e eu fomos muito bem recebidos nesta sede da Justiça Eleitoral para a conferência dos resultados das eleições, dos números, da leitura das atas e de todas as informações que poderiam ser úteis para o nosso trabalho. É um pedaço rico da recente, mas movimentada, política goiana dos últimos 88 anos”, relatou.
A co-autora, Ana Cláudia Rocha, salientou que o exemplar é “uma leitura agradável e leve, a obra reúne muitas informações precisas e importantes. Temos também uma grande reserva de informações curiosas, que trazem uma memória da qual precisamos. O Brasil precisa trabalhar sua memória, sua história, sua cultura. Como jornalista, para mim, foi um grande aprendizado atualizar essa obra, revisar os textos, editar e escrever”.
Durante o evento, a Editora Kelps prestou uma homenagem póstuma ao autor da primeira edição, Hélio Rocha, com a entrega de uma placa de honra ao mérito para o escritor. O editor, Leandro Almeida, enfatizou o processo de atualização e a importância da preservação da memória goiana. “Quando fomos procurados para tratar da nova edição da obra, reconhecemos o valor do legado construído por Hélio Rocha e a importância de dar continuidade a esse trabalho. Esse resgate, conduzido por Bruno Rocha e Ana Cláudia Rocha, contribui para manter registrada a memória política de Goiás e atualizar o conteúdo para as novas gerações”.
No encerramento, os autores também participaram de uma sessão de autógrafos, que contou com a apresentação musical do trio de jazz Mirian Marques Trio.
Sobre a obra:
Inicialmente lançada em 1998, “Inquilinos da Casa Verde” foi escrita pelo autor Hélio Rocha, falecido em março de 2024. A nova versão foi conduzida por Bruno Rocha, filho de Hélio, e Ana Cláudia Rocha, irmã do escritor. O projeto teve como propósito atender a um público amplo, incluindo pesquisadores, jornalistas, estudantes, agentes políticos e a sociedade em geral.
Ao identificar a ausência de registros completos sobre a política goiana após a Revolução de 1930, Hélio Rocha buscou preencher essa lacuna ao demonstrar como Goiás se destacou no cenário nacional. O conteúdo revisita momentos marcantes da história, incluindo a transferência definitiva da capital para Goiânia e as transformações que impulsionaram o desenvolvimento do estado ao longo do século XX.
Fruto de pesquisas históricas, o livro também registra a trajetória dos governadores que ocuparam o Palácio das Esmeraldas, desde Pedro Ludovico, o primeiro “inquilino”, até o atual chefe do Executivo, Ronaldo Caiado. Além disso, a publicação contempla entrevistas com 13 dos 16 governadores do período analisado, ao contextualizar as relações políticas nacionais e os grandes desafios enfrentados por cada gestão.
Secom







