TRE-GO promove palestra sobre atenção a pessoas em situação de rua
Capacitação reuniu magistrados, servidores e sociedade civil em debate sobre inclusão e garantia de direitos

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio do Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, realizou nesta quinta-feira (28) a palestra “Pessoas em Situação de Rua e Vulnerabilidade”, ministrada pelo psicólogo Mayk Machado. O evento, em formato híbrido, aconteceu no Auditório Levino Emiliano dos Passos e foi transmitido pelo canal do Tribunal no YouTube, reunindo magistrados, servidores, estagiários, profissionais convidados e representantes da sociedade civil.
Na abertura, a presidente do Comitê Local, juíza eleitoral Mariuccia Miguel, ressaltou a satisfação em iniciar o encontro com a palestra do psicólogo e destacou sua trajetória na defesa da dignidade das pessoas em situação de rua. Ao contextualizar os desafios enfrentados no país, lembrou que, segundo o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da UFMG, em abril de 2025 o Brasil já superava 335 mil pessoas vivendo nas ruas. “Essa realidade é fruto de uma combinação complexa. É essencial reconhecer que não se trata de uma escolha de vida, mas de um processo de exclusão social. Somente com o engajamento articulado de gestores, profissionais e sociedade será possível construir caminhos sustentáveis para a inclusão e a dignidade das pessoas em situação de rua”, afirmou.
O evento integra as ações do TRE-GO em cumprimento à Resolução CNJ nº 425/2021, que institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, e ao Decreto Judiciário nº 3352/2025, que formalizou a criação do Comitê Local do Poder Judiciário em Goiás. Também foi mencionado o compromisso da Justiça Eleitoral goiana com o tema, evidenciado pela criação de um grupo de estudos multidisciplinar, por meio da Portaria nº 12/2025 da Diretoria-Geral do TRE-GO.
A íntegra da palestra está disponível no canal do TRE-GO no YouTube.
Secom