Presidente do TRE-GO é homenageado com a Comenda Conde dos Arcos

Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga foi agraciado na cidade de Goiás, durante solenidade que homenageia, postumamente, seu avô Cláudio Alencastro Veiga

Presidente do TRE-GO é homenageado com a Comenda Conde dos Arcos

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, foi agraciado, na última sexta-feira (8), com a Comenda Conde dos Arcos, durante solenidade na Câmara Municipal da cidade de Goiás. A honraria reconhece a contribuição do magistrado para a preservação da memória, das tradições vilaboenses e o apoio a ações culturais e sociais voltadas ao fortalecimento da identidade local.

IMG_0925-Aprimorado-NR

O magistrado recordou suas primeiras visitas a Buenolândia, há mais de seis décadas, na companhia dos avós, pais e irmãos. “Conheço cada vão deste chão, desta terra abençoada de Santana. Vivi os meus verdes anos às margens do Rio Vermelho”, declarou, citando um trecho da música de autoria do desembargador Manoel de Amorim: “O Rio Vermelho que escuta as minhas súplicas, porque peno a pena de amar.”

IMG_0471-Aprimorado-NR

Durante a cerimônia, também foi prestada homenagem póstuma a Cláudio Alencastro Veiga, avô do desembargador, cuja trajetória na vida pública de Goiás deixou marcas significativas, especialmente no distrito de Buenolândia. Ex-vereador e figura ativa na comunidade, foi responsável por iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento regional, como a introdução da primeira máquina de beneficiamento de arroz no local. Na ocasião, quem recebeu a honraria foi seu filho e tio do desembargador Veiga Braga, Girlene Alencastro Veiga.

Ao falar sobre o avô homenageado, o presidente ressaltou a contribuição de Cláudio Alencastro Veiga para o desenvolvimento local e para o distrito de Buenolândia. “A minha homenagem a ele não é justa, é justíssima. Faz-se justiça hoje a ele e aos demais”, declarou, agradecendo também a todos que contribuíram para o reconhecimento.

IMG_0770-Aprimorado-NR

Outro marco familiar lembrado foi a doação da imagem de Nossa Senhora do Rosário da Barra, realizada pela irmã do presidente do TRE-GO, Rosane Veiga Braga, a partir de encomenda da avó Luzia Albernaz Veiga.

Presenças

Compuseram também a mesa de honra o presidente da Câmara Municipal de Goiás, vereador César Caiado de Castro; o vereador Aguinel Fonseca; o vereador Carlos Roberto de Castro Curado; o vereador Fabrício Godinho; a vereadora Iolanda Aquino; o vereador Sebastião Júnior; o vereador Rander Kardec; o vereador Sidnei Antônio; o vereador Solinar Santos; a vereadora Thalita Curado; e o vereador Zilwilmar Dantas.

IMG_0540-Aprimorado-NR

Estavam presentes ainda o prefeito de Goiás, Anderson Liberato Gouvea; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Célia Mendanha; a vice-prefeita de Goiás, Zilda Lobo; a ex-prefeita de Goiás, Selma Bastos; a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia; a juíza da Comarca de Goiás e eleitoral, Bárbara Fernandes; o presidente da Associação de Moradores de Buenolândia, Natanael Gomes; o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, deputado Coronel Adeilton, na ocasião representado por Cacilda Morais; e o deputado estadual Lucas Calil.

Outras autoridades marcaram presença, tais como a diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Aline Ferreira; a secretária de Turismo, Rosimeire Barroso; a secretária de Educação, Flávia de Souza; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Lucio Flávio Teixeira; o secretário de Administração e Finanças, Dorival Salomé; a secretária de Saúde, Beatriz de Sá Barbosa; o chefe de gabinete do prefeito de Goiás, Rosi Meire Fulanette; o coordenador regional de Educação de Goiás, Jonas Carlos Alarcão; e o diretor de Atenção Primária à Saúde, Weder de Bastos Marques.

Marco Zero de Goiás

A solenidade integrou a programação da II Festa do Marco Zero de Goiás, evento anual que celebra as raízes históricas do estado e rende tributo a pessoas e famílias que contribuíram para sua formação política, cultural e social. A festividade incluiu ainda cavalgadas, atividades religiosas, apresentações culturais e o atendimento itinerante da Justiça Eleitoral, realizado no segundo dia do evento, das 9h às 17h.

IMG_1041-Aprimorado-NR

Este ano, as celebrações ocorreram em meio ao crescente reconhecimento de Buenolândia como patrimônio histórico-cultural de Goiás, conforme estabelecido pela Lei nº 22.202/2023. Reconhecido como marco inicial do povoamento goiano, o distrito reforça a importância de valorizar as origens na construção da identidade do estado.

Confira as fotos da solenidade.

Secom

Acesso rápido