Abertura do XVII ECOJE reúne autoridades nacionais
Evento em Pirenópolis debate o fortalecimento das ouvidorias, combate à desinformação e uso de inteligência artificial na Justiça Eleitoral

Autoridades de diversas regiões do país participaram, na tarde de quarta-feira (13), em Pirenópolis (GO), da solenidade de abertura do 17º Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE). A cerimônia marcou o início oficial da programação de debates e homenagens, reunindo representantes das Ouvidorias Regionais Eleitorais (OREs) com o objetivo de promover reflexões e discussões voltadas ao fortalecimento desses órgãos como canais essenciais de interlocução entre a sociedade e a Justiça Eleitoral.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), juíza Lídia Carvalho; a ouvidora regional eleitoral do TRE-GO, desembargadora eleitoral Alessandra Gontijo; o ouvidor Nacional de Justiça, Marcello Terto; a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis; a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargadora federal Gilda Seixas; o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo de Melo; a ouvidora-geral do TJGO, desembargadora Sandra Reis; o ouvidor-geral do TJPE, desembargador Waldemir de Albuquerque Filho, representando o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD); a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado de Goiás, Sônia Caetano, representando a presidente nacional, Manuela Gonçalves; e Ícaro Pirineus, representando a Vice-Presidência da OAB-GO.
A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar. Na sequência, o Hino do Estado de Goiás foi interpretado pelo tenor Adriano Pinheiro.
Em seu discurso, o presidente do TRE-GO destacou o orgulho de Goiás em sediar o evento e ressaltou iniciativas inovadoras do Tribunal, como o desenvolvimento, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, da ferramenta GuaIA, uma das mais avançadas do país no combate a fake news e deepfakes. A tecnologia, utilizada nas eleições passadas, identifica conteúdos sintéticos em apenas quatro segundos e está em fase final para reconhecimento e premiação pelo Conselho Nacional de Justiça. Ao final, reafirmou a hospitalidade da Justiça Eleitoral goiana: “Se isto não é o paraíso, é a antessala. Goiás, Pirenópolis e a Justiça Eleitoral goiana os recebem de braços abertos.”
A presidente do COJE, juíza Lídia Carvalho, ressaltou a satisfação em reunir autoridades, ouvidores e servidores de todo o país no 17º Encontro Nacional. Agradeceu o apoio do TRE-GO na organização e destacou o papel das ouvidorias eleitorais como “guardiãs da escuta democrática do Brasil”, espaços onde cada cidadão pode apresentar demandas, buscar orientação e denunciar irregularidades. Ao abordar a programação, lembrou que os temas foram definidos a partir de demandas reais e incluem combate à desinformação, uso de inteligência artificial, violência política de gênero e saúde mental — todos refletindo a atuação das ouvidorias na linha de frente das transformações sociais. “Somos a porta de entrada da Justiça Eleitoral para milhões de brasileiros”, afirmou, conclamando os presentes a retornarem às suas regiões com renovado compromisso de fortalecer a democracia por meio da escuta qualificada e do atendimento efetivo.
Após a solenidade, foi proferida a palestra magna pelo ouvidor Nacional de Justiça, Marcello Terto, acompanhado do ex-ouvidor Nacional de Justiça, André Luis Godinho.
Os presentes foram contemplados com apresentação musical da Banda Phoenix e uma demonstração das típicas Cavalhadas de Pirenópolis, promovidas pela Prefeitura do município.
Durante a cerimônia, o COJE concedeu duas distinções a personalidades que se destacaram por sua atuação e contribuição ao fortalecimento da Justiça Eleitoral: a Comenda Honraria COJE 2025 Compromisso e Excelência e a Medalha do Mérito COJE 2025.
Ao final, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, agraciou a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, com o Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim, em reconhecimento à sua trajetória e aos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Receberam a Comenda Honraria COJE 2025 Compromisso e Excelência:
- Marcello Terto – Ouvidor Nacional de Justiça/CNJ
- Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis – Presidente do TRE-AM
- Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga – Presidente do TRE-GO
- Desembargadora Eleitoral Alessandra Gontijo do Amaral – Ouvidora Regional do TRE-GO
- Desembargadora Maria das Graças Figueiredo Pessoa – Ouvidora da Mulher do TJAM
- Desembargadora Federal Gilda Sigmarina Seixas – Vice-Presidente do TRF1
- Desembargador Federal Walisney de Souza Oliveira – Presidente do TRF6
- Kamile Moreira Castro – Presidente do COJE (2021-2023)
- Dimis da Costa Braga – Juiz Federal e Presidente do COJE (2014-2015)
- Márcio Antônio de Sousa Moraes Junior – Presidente do COJE (2023-2024)
- Desembargador Mozarildo Cavalcanti – TRE/RR
- Desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis – Ouvidora-Geral do TJGO
- Desembargador Eleitoral Pérsio de Oliveira Landim – Ouvidor-Geral do TRE-MT e Vice-Presidente do COJE (2024-2025)
- Lídia de Abreu Carvalho – Juíza Eleitoral, Ouvidora da Mulher do TRE-AM e Presidente do COJE
- Senador Omar José Abdel Aziz – Senador pelo Estado do Amazonas
- Desembargador Abraham Peixoto Campos Filho – Diretor da Escola Judicial do TJAM e Vice-Presidente do COJUD, representado pela desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha
- Leonardo Hernandes S. Soares – Juiz Federal do TRF1 e Juiz Auxiliar da Vice-Presidência do TSE
- Nivaldo Antônio de Melo – Prefeito de Pirenópolis/GO
- Thales Jayme – Vice-Presidente da OAB-GO, representado por Talita, Secretária-Geral da OAB-GO
- Desembargadora Federal Rosimayre Gonçalves – TRF1
- Ministra Maria Elisabeth Rocha – Presidente do STM
Receberam a Medalha do Mérito COJE 2025:
- Joelson Dias – Servidor do TSE, fundador da Rede de Direitos Humanos e do IDECON
- Leonardo Sapiência – Diretor-Geral do TRE-GO
- Desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha – TJAM
- Desembargador César Bandieira – TJAM
- Kennya Soares
- Ana Borges Coelho dos Santos – Subprocuradora-Geral da República
- Carlos Frederico Santos – Subprocurador-Geral da República
- Sonia Caetano – Presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado de Goiás
- Rodrigo Montero Valdez – Assessor da Ouvidoria do TRE-PA
- Ivana Auxiliadora Mendonça Santos – Subprocuradora-Geral do MPT
- Desembargadora Federal Luciana Pinheiro Costa – TRF6
- Brazil Nunes – Secretário de Comunicação do TRE-GO
- Desembargadora Eleitoral Isabella Rossi Naumann Chaves – Ouvidora Regional Eleitoral do Espírito Santo
- Desembargadora Eleitoral Caroline Agostini Veiga – Ouvidora Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
- Desembargadora Eleitoral Substituta Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro – Presidente da CPA2G do TRE-GO
- Desembargadora Eleitoral Stefane Fiúza Cançado Machado – Ouvidora da Mulher do TRE-GO
- Otávio Lube dos Santos – Coordenador de Sistemas Corporativos do TRE-ES
- Procurador Federal Davi Valtedaro Gomes Cavalieri
- Professora Lis Soboll
- Ronaldo Araújo Pedron – Chefe de Gabinete da Ouvidoria do CNJ
- Anita de Lima Oliveira – Juíza de Direito e Ouvidora dos Povos Indígenas do TRE-RR
- Diogo Rais – Mestre e Doutor em Direito
- Elder Maia Goltzman – Mestre em Direito
- Igo Zany Nunes Correa – Juiz do Trabalho da 11ª Região
- Nathalia Mariel Pereira – Procuradora da República
- Professor Roberto Heloani
- Helga Ferraz Jucá – Chefe da Assessoria Parlamentar do STM
Sobre o COJE
Fundado em 16 de setembro de 2011, em Fortaleza (CE), o Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral tem como missão fomentar a atuação das ouvidorias eleitorais com base em princípios como transparência, visão sistêmica, ética e responsabilidade institucional.
Entre seus objetivos está a promoção da participação social, por meio da proposição de diretrizes para a uniformização das ações das ouvidorias no país. Atualmente, o COJE é presidido por Lídia de Abreu Carvalho, juíza eleitoral da 70ª Zona Eleitoral do TRE-AM e ouvidora da Mulher.
As ouvidorias atuam de forma permanente como espaços de escuta, acolhimento e diálogo entre a Justiça Eleitoral e os cidadãos, recebendo e encaminhando reclamações, pedidos de informação, sugestões, críticas e elogios relativos aos serviços prestados.
Confira a programação completa.
Confira as fotos do evento.
Secom