6º Emaje é realizado em Caldas Novas
Projeto fortalece relação entre TRE-GO e juízes eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu, nesta segunda-feira (25), a sexta edição do Encontro de Magistrados da Justiça Eleitoral de Goiás (Emaje), iniciativa voltada a aproximar o Tribunal dos juízes eleitorais, por meio de reuniões regionais. O evento foi realizado na Faculdade Integra, em Caldas Novas, reunindo magistrados, chefes de cartório e autoridades locais.
Na abertura, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ressaltou a relevância do diálogo direto com as comunidades. “São em momentos como este que se apresentam reivindicações, expõem-se necessidades e apontam-se melhorias”, afirmou. Ele destacou ainda os resultados das edições anteriores: em Goiânia e Pirenópolis, 70% das demandas foram atendidas; em Mara Rosa e Alto Paraíso, 75%; e em Luziânia, 44%.
O presidente também lembrou o desempenho institucional do Tribunal em âmbito nacional. “Estamos posicionados, hoje, em primeiro lugar no Selo Ouro e agora competitivos para a disputa do Selo Diamante”, declarou.
Outro destaque foi a menção à GuaIA - Tecnologia de Inteligência Artificial para Combate à Desinformação, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “A ferramenta desponta no mercado de inteligência artificial como a mais eficaz e primorosa”, salientou, observando que a tecnologia é finalista do prêmio de inovação tecnológica do Conselho Nacional de Justiça.
Na sequência, ocorreu a reunião técnica, conduzida pelo presidente e acompanhada pelo desembargador eleitoral Laudo Natel e pelo diretor-geral Leonardo Sapiência. O encontro promoveu a troca de experiências, a escuta de demandas e a discussão de propostas para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral em Goiás.
Participaram do Emaje os seguintes magistrados:
Juíza de Direito Ana Tereza Waldemar da Silva — Diretora do Fórum da Comarca de Caldas Novas
Alisson José Rosa de Andrade — Presidente da Câmara Municipal de Ipameri
Juiz Flávio Pereira dos Santos Silva — 7ª Zona Eleitoral (Caldas Novas)
Juíza Anelize Beber Rinaldin — 25ª Zona Eleitoral (Piracanjuba)
Juiz Leonardo de Camargos Martins — 32ª Zona Eleitoral (Bela Vista de Goiás)
Juiz Marcus Vinícius Ayres Barreto — 8ª Zona Eleitoral (Catalão)
Juiz José dos Reis Pinheiro Lemes — 27ª Zona Eleitoral (Pires do Rio)
Juiz Marcos Boecha Lopes Filho — 40ª Zona Eleitoral (Senador Canedo)
Juiz Yvan Santana Ferreira — 14ª Zona Eleitoral (Ipameri)
Juiz Sílvio Jacinto Pereira — 31ª Zona Eleitoral (Silvânia)
A abertura do evento contou ainda com a presença dos advogados Ítalo Vaz de Melo, Hugo Walter Carneiro Horácio e Carlos Daher de Farias, além do diretor administrativo-financeiro da Faculdade Integra, Ítalo Castro. Também participaram o secretário de Comunicação Social e Cerimonial, Brazil Nunes, e a titular da Secretaria Judiciária, Thaís Cedro Gomes.
O Emaje está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRE-GO 2021–2026, com foco em ampliar a eficiência e a agilidade da Justiça Eleitoral. A coordenação é da Assessoria Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral (Asplan), responsável pela organização das reuniões e definição das pautas de cada edição.
As próximas reuniões do Emaje serão realizadas em outras cidades do estado, contemplando diferentes zonas eleitorais e reforçando a integração e a efetividade da Justiça Eleitoral em Goiás.