TRE-GO aprova resolução que regulamenta Juiz das Garantias

Núcleo Regional Eleitoral das Garantias será instalado em Goiânia

Fachada TRE-GO sede

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) aprovou, em 29 de agosto, a Resolução nº 418/2024, que estabelece a criação e implementação do juiz eleitoral das garantias na Justiça Eleitoral do estado. O documento prevê a instalação de um Núcleo Regional Eleitoral das Garantias em Goiânia, que terá competência e jurisdição em todo o território goiano.

A resolução foi acompanhada pela assinatura da Portaria PRES nº 381/2024 pelo presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, designando o juiz Alessandro Pereira Pacheco, titular da 135ª Zona Eleitoral de Goiás, para a função de juiz eleitoral das garantias. Essa implementação segue a norma estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.740/2024.

O juiz das garantias atua exclusivamente durante a fase do inquérito policial, exercendo o controle da legalidade da investigação criminal e garantindo a proteção dos direitos individuais dos investigados. Após o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, a competência para conduzir o processo judicial é transferida ao juiz da instrução.

A introdução do juiz das garantias é uma medida prevista no “Pacote Anticrime” (Lei nº 13.964/19) e foi declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2023, no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade 6298, 6299, 6300 e 6305.

Confira a íntegra da Resolução nº 418/2024.

 

Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.