Direito Luso-Brasileiro é tema de palestra do professor Ibsen Noronha
Exposição discutiu a influência histórica da Universidade de Coimbra nas legislações de Portugal e Brasil

O Plenário Desembargador Geraldo Salvador de Moura, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), teve a honra de receber, nesta quinta-feira (5), o renomado professor doutor Ibsen José Casas Noronha. Integrantes do Tribunal Pleno, servidores e convidados tiveram a oportunidade de assistir à brilhante palestra proferida pelo professor, com o tema “A Universidade de Coimbra e o Direito Luso-Brasileiro”.
A abertura da sessão foi conduzida pelo presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. Em receptivo discurso, o presidente da Corte Eleitoral declarou: “Estivemos com o professor Ibsen Noronha em Coimbra e Lisboa e lá se pôde medir o prestígio, a consideração e o reconhecimento deste ‘brasileiro-português’.” O desembargador destacou ainda aos presentes que que todos teriam a oportunidade de ouvir “uma das mais primorosas palestras” de suas vidas.
Ao iniciar sua apresentação, Ibsen Noronha agradeceu ao presidente Veiga Braga pelo convite, ressaltando “a honra estar aqui no Tribunal Regional Eleitoral, justamente no sesquicentenário da fundação do Tribunal da Relação de Goiás, um estado pelo qual eu nutro muito apreço desde criança”. O professor explorou as influências históricas da Universidade de Coimbra na formação do Direito em Portugal e no Brasil. Em sua fala, destacou como as legislações dos dois países se entrelaçam desde os tempos coloniais e a importância de conhecer essa herança comum.
Ao final da exposição, o desembargador Veiga Braga e o professor Noronha trocaram exemplares de obras consolidadas do Direito e da Universidade portuguesa, dentre eles os livros “A Faculdade de Direito de Coimbra em Retrospectiva”, de Rui Manuel de Figueiredo Marcos, e “História do Direito Luso-Brasileiro”, de autoria de Ibsen Noronha em colaboração com Rui Manuel Marcos e Carlos Fernando Mathias.
A palestra integra as iniciativas do TRE-GO para promover a reflexão e o debate sobre temas relevantes ao Direito e à Justiça Eleitoral.
Presenças
Estiveram presentes na sessão o desembargador Ivo Favaro, vice-presidente e corregedor regional eleitoral; os desembargadores eleitorais Márcio Moraes Júnior, Adenir Peres Júnior, Alessandra Gontijo, Carlos Augusto Nobre, José Mendonça Neto e Rodrigo Brustolin; Marcello Wolff, procurador regional eleitoral; os desembargadores do TJGO Altair Guerra e Willian Costa; a juíza de 2º Grau Stefane Fiúza; José Pedro dos Santos, cônsul honorário de Portugal em Goiás; Ronald Bicca, ex-procurador-geral do estado de Goiás; Talita Hayasaki, secretária-geral da OAB-GO; Wandir Allan, conselheiro da OAB-GO; e Elìna Borges, assessora de Planejamento da Prefeitura de Matrinchã.
Também compareceram Leonardo Sapiência, diretor-geral do TRE-GO; Nasr Chaul, historiador e integrante da Comissão de Gestão da Memória do TRE-GO; o escritor Gabriel Nascente; e o jornalista Bruno Rocha, além de secretários, servidores e colaboradores da Corte Eleitoral.
Secom